Reformas curriculares em contexto de influência e de produção de texto

proposições para o ensino de ciências no ensino médio

Autores

  • Eliezer Alves Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maira Ferreira Universidade Federal de Pelotas
  • Lisete Funari Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2019.v9.31133

Palavras-chave:

Reformas curriculares, Ensino Médio, Cíclo de Políticas, Ensino de Ciências, Integração curricular

Resumo

Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo analisar o movimento das reformas curriculares para o Ensino Médio, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN/96, nos contextos de influência e de produção de texto, de modo a problematizar, na área de Ciências da Natureza, o princípio de integração curricular ao contexto da prática. A análise documental aponta que as políticas curriculares são constituídas por diferentes agendas nacionais e internacionais em relações híbridas de cunho global com proposições e princípios pedagógicos que fundamentam o pensamento neoliberal, ao passo que, a integração curricular tem se mostrado fragilizada.

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

Martins, E. A., Ferreira, M. ., & Dias, L. F. (2019). Reformas curriculares em contexto de influência e de produção de texto: proposições para o ensino de ciências no ensino médio. Pesquisa E Debate Em Educação, 9(1), 620–643. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2019.v9.31133