A introdução da psicologia moral no argumento do ergon
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-3446.2020.v8.32068Palavras-chave:
argumento do Ergon, psicologia moral, virtudes, Aristóteles, Ética a NicômacoResumo
Neste artigo, eu discuto em detalhes uma das primeiras conclusões apresentadas por Aristóteles no argumento do ergon. O artigo traz uma discussão pormenorizada da afirmação “λείπεται δὴ πρακτική τις τοῦ λόγον ἔχοντος” nas linhas 1098a3-4 da Ética a Nicômaco. Eu divido a discussão em duas partes. Na primeira parte, eu coloco em discussão como se deve entender a palavra “πρακτική” e argumento que se deve evitar tomá-la como significando “prática”. Eu argumentarei em favor de entendê-la como significando “ativa”. O inconveniente exegético de tomar “πρακτική” com o significado de “prática” é que tal leitura restringe os resultados alcançados no argumento do ergon ao excluir a possibilidade de a vida contemplativa ser considerada uma vida eudaimon. Na segunda parte, eu discuto a expressão “λόγον ἔχον” e forneço alguns argumentos para entender a expressão como preliminarmente introduzindo o critério de divisão de virtudes que será apresentado em EN I.13 de modo que a expressão “λόγον ἔχον” na passagem discutida deve ser entendida como também fazendo referência à virtude da parte não-racional da alma, a saber, à virtude do caráter. Eu apresento uma interpretação deflacionária, argumentando que a psicologia moral é desenvolvida em EN I.7 tendo em vista os interesses argumentativos do argumento do ergon.
Downloads
Referências
ANGIONI, L. Phronesis e Virtude do Caráter em Aristóteles, Comentários a Ética a Nicômaco VI. Dissertatio [34], p. 303-345, 2011.
BROADIE, S. and ROWE, C. Aristotle: Nicomachean Ethics. New York: Oxford University Press, 2002.
BYWATER, I. Aristotelis: Ethica Nicomachea. New York: Oxford University Press,1894.
BURNET, J. The Ethics of Aristotle. London: Methuen & Co, 1900.
CRISP, R. Aristotle: Nicomachean Ethics. Translated and Edited. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.
ENGBERG-PEDERSEN, T. Aristotle’s Theory of Moral Insight. New York: Oxford University Press, 1983.
FORTENBAUGH, W. W. Aristotle’s Practical Side On His Psychology, Ethics, Politics And Rhetoric. Leiden/Boston: Brill, 2006.
GAUTHIER, R. A.; JOLIF, J. Y. L’Éthique à Nicomaque: introduction, traduction et commentaire. Tome I, Introduction et Traduction. Louvain: Publications Universitaires de Louvain; BéatriceNauwelaerts, 1958.
GAUTHIER, R. A.; JOLIF, J. Y. L’Éthique à Nicomaque: introduction, traduction et commentaire. Tome II, Commentaire, Première Partie, Livres V-X. Louvain: Publications Universitaires de Louvain; BéatriceNauwelaerts, 1959.
INWOOD, B. (ed.). Oxford Studies in Ancient Philosophy. Vol. XXXVII, 2009.
IRWIN, T. H. Aristotle on Reason, Desire, and Virtue. The Journal of Philosophy, Vol. 72, No. 17, Seventy-Second Annual Meeting of the American Philosophical Association Eastern Division, p. 567-578, 1975.
IRWIN, T. H. Aristotle: Nicomachean Ethics. Indianapolis: Hackett, 1999.
JOACHIM, H. Aristotle: The Nicomachean Ethics. Oxford: Oxford University Press, 1951.
KRAUT, R. Aristotle: Politics Books VII and VIII. Translated with a Commentary. Clarendon Aristotle Series. Oxford: Clarendon Press, 1997.
LAWRENCE, G. The Function of the Function Argument. Ancient Philosophy 21, p. 445-475, 2001.
LIDDELL, H. G. and SCOTT, R. Greek-English Lexicon. Ninth Edition Revised Supplement. Clarendon Press: Oxford, 1996.
LORENZ, H. Virtue of Character in Aristotle’s Nicomachean Ethics. Oxford Studies in Ancient Philosophy. Vol. XXXVII, 2009.
MOSS, J. “Virtue Makes the Goal Right”: Virtue and Phronesisin Aristotle’s Ethics. Phronesis, 56, p. 204-261, 2011.
MOSS, J. Aristotle on the Apparent Good: perception, phantasia, thought, and desire. Oxford: Oxford University Press, 2012.
OLIVEIRA, A. A. P. de. Virtude do Caráter e Phronesis na Ethica Nicomachea. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330304
ROSS, W.D. Aristotelis: De Anima. Oxford: Oxford University Press, 1956.
ROSS, W.D. Aristotelis: Politica. Oxford: Oxford University Press, 1957.
ROSS, W.D. Aristotelis: Ars Rhetorica. Oxford: Oxford University Press, 1959.
ROSS, W. D. Aristotle: Nicomachean Ethics. Revised with an Introduction and Notes by Lesley Brown. Oxford: Oxford University Press, 2009.
SHIELDS, C. Aristotle: De Anima. Translated with an Introduction and Commentary. Oxford: Clarendon Press, 2016.
STEWART, J. A. Notes on the Nicomachean Ethics of Aristotle, Vol. I. Oxford: Clarendon Press, 1892.
TRICOT, J. Aristote: Éthique à Nicomaque. Introduction, Traduction, Notes et Index. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Angelo Antonio Pires de Oliveira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.