A introdução da psicologia moral no argumento do ergon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-3446.2020.v8.32068

Palavras-chave:

argumento do Ergon, psicologia moral, virtudes, Aristóteles, Ética a Nicômaco

Resumo

Neste artigo, eu discuto em detalhes uma das primeiras conclusões apresentadas por Aristóteles no argumento do ergon. O artigo traz uma discussão pormenorizada da afirmação “λείπεται δὴ πρακτική τις τοῦ λόγον ἔχοντος” nas linhas 1098a3-4 da Ética a Nicômaco. Eu divido a discussão em duas partes. Na primeira parte, eu coloco em discussão como se deve entender a palavra “πρακτική” e argumento que se deve evitar tomá-la como significando “prática”. Eu argumentarei em favor de entendê-la como significando “ativa”. O  inconveniente exegético de tomar “πρακτική” com o significado de “prática” é que tal leitura restringe os resultados alcançados no argumento do ergon ao excluir a possibilidade de a vida contemplativa ser considerada uma vida eudaimon. Na segunda parte, eu discuto a expressão “λόγον ἔχον” e forneço alguns argumentos para entender a expressão como preliminarmente introduzindo o critério de divisão de virtudes que será apresentado em EN I.13 de modo que a expressão “λόγον ἔχον” na passagem discutida deve ser entendida como também fazendo referência à virtude da parte não-racional da alma, a saber, à virtude do caráter. Eu apresento uma interpretação deflacionária, argumentando que a psicologia moral é desenvolvida em EN I.7 tendo em vista os interesses argumentativos do argumento do ergon.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANGIONI, L. Phronesis e Virtude do Caráter em Aristóteles, Comentários a Ética a Nicômaco VI. Dissertatio [34], p. 303-345, 2011.

BROADIE, S. and ROWE, C. Aristotle: Nicomachean Ethics. New York: Oxford University Press, 2002.

BYWATER, I. Aristotelis: Ethica Nicomachea. New York: Oxford University Press,1894.

BURNET, J. The Ethics of Aristotle. London: Methuen & Co, 1900.

CRISP, R. Aristotle: Nicomachean Ethics. Translated and Edited. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

ENGBERG-PEDERSEN, T. Aristotle’s Theory of Moral Insight. New York: Oxford University Press, 1983.

FORTENBAUGH, W. W. Aristotle’s Practical Side On His Psychology, Ethics, Politics And Rhetoric. Leiden/Boston: Brill, 2006.

GAUTHIER, R. A.; JOLIF, J. Y. L’Éthique à Nicomaque: introduction, traduction et commentaire. Tome I, Introduction et Traduction. Louvain: Publications Universitaires de Louvain; BéatriceNauwelaerts, 1958.

GAUTHIER, R. A.; JOLIF, J. Y. L’Éthique à Nicomaque: introduction, traduction et commentaire. Tome II, Commentaire, Première Partie, Livres V-X. Louvain: Publications Universitaires de Louvain; BéatriceNauwelaerts, 1959.

INWOOD, B. (ed.). Oxford Studies in Ancient Philosophy. Vol. XXXVII, 2009.

IRWIN, T. H. Aristotle on Reason, Desire, and Virtue. The Journal of Philosophy, Vol. 72, No. 17, Seventy-Second Annual Meeting of the American Philosophical Association Eastern Division, p. 567-578, 1975.

IRWIN, T. H. Aristotle: Nicomachean Ethics. Indianapolis: Hackett, 1999.

JOACHIM, H. Aristotle: The Nicomachean Ethics. Oxford: Oxford University Press, 1951.

KRAUT, R. Aristotle: Politics Books VII and VIII. Translated with a Commentary. Clarendon Aristotle Series. Oxford: Clarendon Press, 1997.

LAWRENCE, G. The Function of the Function Argument. Ancient Philosophy 21, p. 445-475, 2001.

LIDDELL, H. G. and SCOTT, R. Greek-English Lexicon. Ninth Edition Revised Supplement. Clarendon Press: Oxford, 1996.

LORENZ, H. Virtue of Character in Aristotle’s Nicomachean Ethics. Oxford Studies in Ancient Philosophy. Vol. XXXVII, 2009.

MOSS, J. “Virtue Makes the Goal Right”: Virtue and Phronesisin Aristotle’s Ethics. Phronesis, 56, p. 204-261, 2011.

MOSS, J. Aristotle on the Apparent Good: perception, phantasia, thought, and desire. Oxford: Oxford University Press, 2012.

OLIVEIRA, A. A. P. de. Virtude do Caráter e Phronesis na Ethica Nicomachea. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330304

ROSS, W.D. Aristotelis: De Anima. Oxford: Oxford University Press, 1956.

ROSS, W.D. Aristotelis: Politica. Oxford: Oxford University Press, 1957.

ROSS, W.D. Aristotelis: Ars Rhetorica. Oxford: Oxford University Press, 1959.

ROSS, W. D. Aristotle: Nicomachean Ethics. Revised with an Introduction and Notes by Lesley Brown. Oxford: Oxford University Press, 2009.

SHIELDS, C. Aristotle: De Anima. Translated with an Introduction and Commentary. Oxford: Clarendon Press, 2016.

STEWART, J. A. Notes on the Nicomachean Ethics of Aristotle, Vol. I. Oxford: Clarendon Press, 1892.

TRICOT, J. Aristote: Éthique à Nicomaque. Introduction, Traduction, Notes et Index. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 2007.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

PIRES DE OLIVEIRA, A. A. A introdução da psicologia moral no argumento do ergon. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 375–391, 2020. DOI: 10.34019/2318-3446.2020.v8.32068. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/32068. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Linguagem, natureza e felicidade na Antiguidade"