A tradução como aliada na formação de professores e no ensino de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2318-3446.2021.36254

Palavras-chave:

tradução, ensino de língua inglesa, Letras - Inglês

Resumo

Até hoje, ensino de línguas estrangeiras (LE) e tradução parecem ser dois campos imiscíveis. Valer-se da tradução no ensino-aprendizagem de LE é algo visto com estigma por uma parcela de professores, alunos e comunidade em geral. Isso pode ser decorrente de crenças repetidas ao longo dos anos, sem um real questionamento dos motivos que levaram a tradução a ser abolida da sala de aula de LE. Assim, o objetivo deste artigo é fazer um breve apanhado teórico sobre tradução em sala de aula de LE (LIBERATTI, 2012) para então apresentar os caminhos trilhados em uma oficina para graduandos do curso de Letras - Inglês da Universidade Estadual de Londrina em 2021, intitulada A tradução em sala de aula de língua inglesa: implicações e aplicações. Buscou-se, na oficina, mostrar aos futuros professores de Língua Inglesa que a tradução pode ser uma aliada no que tange ao ensino de LE. Ao final, observou-se que os alunos desmistificaram suas crenças quanto ao uso da tradução em sala de aula, enxergando-a como aliada a suas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Lorena Liberatti, UEL

Licenciada em Letras Inglês-Português (2013). Especialista em Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e Doutora em Estudos da Tradução pela mesma instituição. Professora colaboradora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina (Letras-Inglês). Tradutora no par-linguístico Inglês-Português (BR). Atua principalmente nas seguintes áreas: ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira, tradução e revisão de textos.

Referências

CADERNO Informativo 2019. 2019. Disponível em: <http://www.uel.br/col/lem/portal/pages/arquivos/CADERNO-DE-PROJETOS_2019.pdf>. Acesso em: 19 de outubro de 2021.

COOK, G. Language Teaching. In: BAKER, M. (ed.). Routledge Encyclopedia of Translation Studies, London – New York, Routledge, 1998, p. 117-120.

DUARTE, M. O. Aspectos conceituais da tradução. In: XI Simpósio Nacional e I Internacional de Letras e Linguística, 2008, Uberlândia/MG. XI Simpósio Nacional e I Internacional de Letras e Linguística. UBERL NDIA: EDUFU, p. 1787-1792, 2008.

FRANCO AIXELÁ, J. Itens culturais-específicos em tradução. Tradução Mayara Matsu Marinho e Roseni Silva. In-Traduções, Florianópolis, v. 5, n. 8, p. 185-218, 2013. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/intraducoes/article/viewFile/2119/2996. Acesso em: 25 de outubro de 2021.

GRILLI, M. Como ensinar línguas? Do método ao pós-método. Projekt (Curitiba), v. 57, p. 36-41, 2019.

JAKOBSON, R. Linguística e Comunicação. São Paulo: Editora Cultrix, 1999.

LEFFA, V. J. Metodologia do ensino de línguas. In: BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em linguística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988, p. 211-236.

LIBERATTI, E. A tradução na sala de aula de LE: (des)construindo conceitos. Entrepalavras, Fortaleza, ano 2, v. 2, n. 1, p. 175-187, jan./jul. 2012.

LIBERATTI, E. Traduzindo Histórias em Quadrinhos: proposta de Unidades Didáticas com enfoque funcionalista e com base em tarefas de tradução. 2017. 447 p. Tese (Doutorado em Estudos da Tradução) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181611>.

NEVES, F. Expressões idiomáticas, 2020. Disponível em: https://www.normaculta.com.br/expressoes-idiomaticas/. Acesso em: 17 de outubro de 2021.

SOUZA, J. P. D. Teorias da tradução: uma visão integrada. Revista de Letras, Fortaleza, v. 20, n. 1/2, p. 51-67, jan./dez. 1998.

SOUZA, J. P. D. Tradução e ensino de línguas. Revista do GELNE, ano 1, v. 1, p. 141-151, 1999.

Downloads

Publicado

2022-02-16

Como Citar

LIBERATTI, E. L. A tradução como aliada na formação de professores e no ensino de língua inglesa. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], p. 91–116, 2022. DOI: 10.34019/2318-3446.2021.36254. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/36254. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Tradução Funcionalista: múltiplas perspectivas