“Durtal”, de Paul Valéry: uma tradução
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-3446.2019.v7.25968Palavras-chave:
Mercure de France, Crítica Literária, Paul Valéry, J.-K. HuysmansResumo
Neste trabalho, propomos uma tradução do ensaio crítico “Durtal”, de autoria de Paul Valéry e que versa sobre o romance homônimo de J.-K. Huysmans. Originalmente, o texto de Valéry foi publicado em 1898 na revista Mercure de France, petite revue parisiense que circulou nos meios simbolistas e de demais entusiastas da renovação literária. Em um primeiro momento, tecemos considerações acerca dos dois autores, bem como sobre a proximidade de ambos. Por fim, apresentamos a tradução de “Durtal” para língua portuguesa.
Downloads
Referências
BOSCHETTI, Anna. Ismes. Du réalisme au postmodernisme. Paris: CNRS Éditions, 2014.
FRANK, Joseph. Paul Valéry: Masters and Friends. The Sewanee Review. Vol. 75, No. 3 (Summer, 1967). Disponível em: http://www.jstor.org/stable/27541529. Acesso em: 10/01/2019.
HURET, Jules. Enquête sur l’évolution littéraire. Notes et Préface de Daniel Grojnowski. Paris: Les Éditions Thot, 1982.
LAMBERT-RASPA, Cécile. L’attachement de Paul Valéry pour J. -K. Huysmans. Thèse présentée au Département de Français de l'université McGill. McGill University, Montréal, 1972.
PEREIRA, José Carlos Seabra. Decadentismo e Simbolismo em Portugal. Coimbra: Centro de Estudos Românicos, 1975.
PIMENTEL, Brutus Abel Fratuce. Paul Valéry: estudos filosóficos. Tese de Doutorado. USP, São Paulo, 2008.
SIERRO, Maurice. L’esprit et la création dans les Cahiers de Paul Valéry. Revue À Contrario. Vol. 2, 2004. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-a-contrario-2004-1-page-119.htm. Acesso em: 26/01/2019.
VALLETTE, Alfred. Mercure de France. Mercure de France. Paris, t. 1, p. 1-2, janv. 1890.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Camila Soares López
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.