Discurso pela gramática: não se deve aprender latim com os gramáticos
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-3446.2017.v5.23221Palavras-chave:
gramática, latim, FacciolatiResumo
Apresenta-se, pela primeira vez em português, a tradução do discurso inaugural ad Grammaticam, de Jacopo Facciolati, segundo a edição de alguns de seus discursos publicada no ano de 1723. Trata-se do texto em que o autor, de forma mais clara, procura entender os caminhos para o ensino de latim, buscando dissuadir o ouvinte do uso excessivo de regras gramaticais: "o jovem, lançando fora os gramáticos, deve persuadir-se de que a gramática nasceu do latim, e não o latim da gramática".
Downloads
Referências
BOLISANI, Ettore. L'oratio ad grammaticam del Facciolati e l'insegnamento del latino in Padova ai suoi tempi. Memorie della Accademia Patavina di SS. LL. AA.: Classe di Scienze Morali, Lettere ed Arti, Pádua, Società Cooperativa Tipografica, v. 70, p. 3-26, 1958.
BOLISANI, Ettore. Padova negli scritti del Facciolati. Padova: rassegna mensile a cura della "Pro Padova", Pádua, n. 10, p. 3-11, out. 1957.
FABRONIUS, Angelus. Vitae italorum doctrina excellentium qui saeculis XVII et XVIII floruerunt. Pisa: Aloysius Raphaellius, 1785.
FACCIOLATUS, Iacobus. De optimis studiis orationes X. Pádua: Typis Seminarii, apud Joannem Manfrè, 1723.
FERRARI, Joannes Baptista. Vitae virorum illustrium Seminarii Patavini. Pádua: Typis Seminarii, 1815.
GAMBA, Bartolommeo. Galleria dei letterati ed artisti più illustri delle provincie austro-venete che fiorirono nel secolo XVIII. Veneza: Tipografia di Alvisopoli, 1882.
GENNARI, Giuseppe. Vita di Jacopo Facciolati. Pádua: Tipografia del Seminario, 1818.
VEDOVA, Giuseppe. Biografia degli scrittori padovani. Pádua: Tipi della Minerva, 1832.
WALCHIUS, Ioannes Georgius. Historia critica Latinae linguae. Leipzig: Io. Friderici Gleditschii B., 1729.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Felipe Augusto Neves Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.