Pai Homero
Palavras-chave:
Nono de Panópolis, Dionisíacas, Homero, Epopeia, Antiguidade TardiaResumo
O presente estudo tem como objetivo a análise da relação da persona loquens de Nono de Panópolis nas Dionisíacas com sua principal inspiração: Homero. A metodologia adotada examina a emulação dos poemas homéricos feita por Nono em sua poesia. Como resultados, podem ser apontadas: a relação entre os proêmios das Dionisíacas com os da Ilíada e da Odisseia; a metáfora da lança e o escudo; o psogos a Homero; e uma comparação direta na emulação dos escudos.
Downloads
Referências
___________________. Nono de Panópolis – Dionisíacas: Cantos XXV-XXXVI. Madrid: Gredos, 2004.
ALLEN, T. W. HomeriIlias, vols. 2-3. Oxford: Clarendon Press, 1931.
DE LA FUENTE, D. H. BakkhosAnax – Um estúdio sobre Nono de Panópolis. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 2008.
FRAENKEL, H. ApolloniiRhodiiArgonautica. Oxford: Clarendon Press, 1961.
HARDIE. P. The Epic Successors of Virgil: A Study in the Dynamics of a Tradition. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
HARRIES, “Pastoral Mode in the Dionysiaca”. In: HOPKI SO , . Studies in the Dionysiaca of Nonnus. PCPhS Suppl. Vol. 17, 1994b, pp. 64-82.
HOPKINSON, N. Greek Poetry of the Imperial Period: An Anthology. Cambridge: Cambrigde University Press, 1994.
HORROCKS, G. Greek: A History of the Language and its Speakers. New York: Longmans, 1997.
Nonnus. Leiden: Brill Academic Pub, 2001.
RODOLPHO, M. Écfrase e Evidência nas Letras Latinas: Doutrina e Praxis. 213f. Dissertação (Mestrado em Letras: Letras Clássicas) - Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo. São Paulo,2010.
ROSE, H. J. “Mythological Introdution and otes”. In: Nonnos Dionysiaca. Trad. W.H.D. ROUSE. 3 vol. Massassuchets: Harvard University Press, 1940.
SHORROCK, R. The Challenge of Epic: Allusive Engagemente in the Dionysiaca of Studies in the Dionysiaca of Nonnus. PCPhS Suppl. Vol. 17, 1994b.
SPANOUDAKIS, K. Nonnus of Panopolis in Context – Poetry and Cultural Milieu in Late Antiquity. Berlim: De Gruyter, 2014.
VIAN, F.; ACCORINTI, D. L’Épopée post homérique: recueild'études. Alessandria: Edizione Dell’Orso, 2005.
von der MÜHLL, P. Homeri Odyssea. Basel: Helbing & Lichtenhahn, 1962.
WEST, M. L. Hesiod. Theogony. Oxford: Clarendon Press, 1966.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Paulo Henrique Oliveira de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.