Capital erótico e trabalho emocional no mercado de eventos do Rio Grande do Norte: perfil e performance de trabalhadoras como ativo econômico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13975741

Palavras-chave:

Capital erótico, Trabalho emocional, Promotoras de eventos, Mercado de eventos, Rio Grande do Norte

Resumo

Este artigo problematiza a tensão estrutural entre os imperativos político-econômicos de reprodução do capital e os desafios simbólico-interacionais concretos, tanto na dimensão intersubjetiva quanto da integridade subjetiva individual, experimentados cotidianamente por trabalhadoras alocadas como promotoras de eventos em atividades terciárias do mercado de eventos no Rio Grande do Norte, mercado esse, expoente da atividade turística. Nesse recorte analítico da relação complexa entre o indivíduo, sociedade e cultura, o objeto analítico compreende os modos de disposição e de justificação do capital erótico e do trabalho emocional no cotidiano de mulheres profissionais atuantes no mercado de eventos em decorrência do perfil que essas trabalhadoras precisam adquirir e da performance que precisam desenvolver para estarem aptas ao cargo. O artigo aborda, nesse diapasão, as tensões inerentes a esse enfrentamento localizado entre capital e trabalho da perspectiva de uma teorização marxiana do capitalismo em sua atual formatação de gestão flexível e precarizadora de relações, biografias e subjetividades, ao passo que aciona também teorias sobre performance e interação simbólica para a compreensão do cotidiano concreto vivido de promotoras de eventos engajadas nas atividades terciárias em questão.

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Biografia do Autor

Iáscara Gislâne Cavalcante Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda pelo PPGCISH – UERN. Bolsista CNPq na Modalidade GM. Bacharela em Turismo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Arlindo José de Souza Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Antropologia pelo PPGA da Universidade Federal de Pernambuco, Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da UERN.

Jean Henrique Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências Sociais. Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.

Raoni Borges Barbosa, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Antropologia. Pesquisador bolsista CNPq-Capes pela FAPEPI. Professor Visitante na UFRR.

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Publicado

2024-10-23

Como Citar

Alves, I. G. C., Souza Neto, A. J. de, Costa, J. H., & Barbosa, R. B. (2024). Capital erótico e trabalho emocional no mercado de eventos do Rio Grande do Norte: perfil e performance de trabalhadoras como ativo econômico. Revista Latino-Americana De Turismologia, 10(Regular). https://doi.org/10.5281/zenodo.13975741

Edição

Seção

ESTUDO DE CASO/ CASE STUDY /ESTUDIO DE CASO