https://periodicos.ufjf.br/index.php/rlaturismologia/issue/feed Revista Latino-Americana de Turismologia 2024-01-06T18:30:35+00:00 Thiago Duarte Pimentel thiago.pimentel@ufjf.edu.br Open Journal Systems <p>RELAT é um <em>journal</em> de turismo informado a partir das ciências sociais. Ao lado de perspectivas tradicionais associadas aos temas de turismo – como os estudos aplicados de management e economia do turismo – RELAT dedica considerável atenção para perspectivas teóricas interpretativas e críticas, que visam problematizar noções <em>taken for granted</em>, abrindo assim espaço para diálogos multi, trans e interdisciplinares com vistas a produzir conhecimentos, não apenas do objeto turístico (algo ainda em construção) mas a partir dele, contribuindo, em última instância para a consolidação deste campo do conhecimento. </p> <p>Template para submissão: <a href="https://periodicos.ufjf.br/index.php/rlaturismologia/libraryFiles/downloadPublic/498">https://periodicos.ufjf.br/index.php/rlaturismologia/libraryFiles/downloadPublic/498</a></p> https://periodicos.ufjf.br/index.php/rlaturismologia/article/view/41091 Práticas ecológicas e satisfação do turista em relação à acomodação no Santuário Shri Mata Vaishno Devi na Índia 2023-06-14T14:51:14+00:00 Lakhvinder Singh lakhvindersingh.kuk@gmail.com <p>A presente investigação procura investigar a implementação de práticas ecológicas nos estabelecimentos de alojamento e a sua correlação com a satisfação dos hóspedes no santuário Vaishno Devi, na Índia. Com a ecologia tornando-se cada vez mais uma preocupação central do marketing, o seu impacto na satisfação dos turistas é de suma importância. Um questionário autoestruturado foi aplicado a uma amostra selecionada aleatoriamente de 227 hóspedes de hotéis na área de estudo para coletar dados. Este estudo investiga explicitamente várias práticas ecológicas adotadas pelas unidades de alojamento, abrangendo a conservação da água, a qualidade dos alimentos, a conservação de energia, a gestão de resíduos, a qualidade do ar e a poluição sonora. Entre essas práticas, a qualidade dos alimentos, a conservação de energia, a qualidade do ar e a poluição sonora foram identificadas como influenciando significativamente a satisfação do cliente. As conclusões sublinham a presença de diversas iniciativas ecológicas entre as empresas de alojamento selecionadas, sublinhando a sua associação com a satisfação do cliente. Isto sugere uma necessidade premente para que os gestores de turismo e hotelaria priorizem a adoção de práticas ecológicas adequadas para aumentar a satisfação do cliente e promover o desenvolvimento sustentável. Embora o estudo esclareça insights significativos, não é isento de limitações. Futuros esforços de investigação podem beneficiar da abordagem destas limitações e da exploração mais aprofundada das implicações das práticas ecológicas no setor do turismo e da hospitalidade.</p> 2024-05-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Turismologia https://periodicos.ufjf.br/index.php/rlaturismologia/article/view/43238 Surgimento e bastidores da Max Milhas no turismo 2024-01-06T18:30:35+00:00 Juarez Velozo juarez.velozo@hotmail.com <p>Apaixonado por música, o engenheiro Max Oliveira apostou ao demitir-se de uma multinacional da mineração para empreender. Nesta entrevista exclusiva, o mineiro de sotaque forte celebra a fusão com a ex-concorrente 123Milhas e conta sobre sua trajetória e aprendizados ao longo dos dez anos de empresa. O executivo viajou a São Paulo e encontrou-se com o autor no escritório de sua assessoria de imprensa em junho de 2023 (antes do processo de recuperação judicial da 123Milhas). As falas foram transcritas em sua integralidade e ligeiros ajustes foram feitos para manter a coerência e evitar a sobreposição de ideias. Considerando-se uma empresa de tecnologia dentro do turismo ele fala sobre legado para a área; o equilíbrio entre vida em família e negócios; o término da sociedade empresarial; além sua visão sobre a constante troca de ministros do Turismo no país. A partir desta obra, pesquisadores vindouros poderão avançar em estudos em áreas diversas como a Administração de Empresas, Gestão Empresarial e Turismo; em pesquisas que avaliem os impactos da recuperação judicial da 123Milhas; além do sistema de milhas e pontos no Turismo.</p> 2024-05-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Latino-Americana de Turismologia