https://periodicos.ufjf.br/index.php/rlaturismologia/issue/feed Revista Latino-Americana de Turismologia 2025-12-06T11:47:30+00:00 Thiago Duarte Pimentel thiago.pimentel@ufjf.edu.br Open Journal Systems <p>RELAT é um <em>journal</em> de turismo informado a partir das ciências sociais. Ao lado de perspectivas tradicionais associadas aos temas de turismo – como os estudos aplicados de management e economia do turismo – RELAT dedica considerável atenção para perspectivas teóricas interpretativas e críticas, que visam problematizar noções <em>taken for granted</em>, abrindo assim espaço para diálogos multi, trans e interdisciplinares com vistas a produzir conhecimentos, não apenas do objeto turístico (algo ainda em construção) mas a partir dele, contribuindo, em última instância para a consolidação deste campo do conhecimento. </p> <p>Template para submissão: <a href="https://periodicos.ufjf.br/index.php/rlaturismologia/libraryFiles/downloadPublic/582">https://periodicos.ufjf.br/index.php/rlaturismologia/libraryFiles/downloadPublic/582</a></p> <p>Citações e Índices: <a href="https://scholar.google.com/citations?user=uVBLGXgAAAAJ&amp;hl=en&amp;authuser=8" target="_blank" rel="noopener">Google Scholar</a></p> https://periodicos.ufjf.br/index.php/rlaturismologia/article/view/51062 TURISMO EM GEOPARQUES COSTEIROS NAS AMÉRICAS: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES EM ÁREAS NATURAIS 2025-12-06T11:47:30+00:00 Tatiane Ferrari do Vale tatianefdovale@gmail.com Jasmine Cardozo Moreira jasmine@uepg.br Robert Clyde Burns robert.burns@mail.wvu.edu <p>Os Geoparques são áreas com características geológicas, educacionais e turísticas significativas e expandiram-se globalmente nas últimas duas décadas devido ao crescente apreço pelo conceito de Geoparque. Ambientes costeiros adotaram estratégias para alinharem-se aos princípios dos geoparques, enfatizando o turismo como atividade econômica relevante. A economia azul, que foca no uso sustentável dos recursos marítimos, apoia o bem-estar da comunidade e a saúde do ecossistema, melhorando as oportunidades de emprego e de renda enquanto promove os objetivos dos geoparques. Este estudo examinou os tipos de turismo em geoparques americanos reconhecidos pela Rede Global de Geoparques, incluindo os Caminhos dos Cânions do Sul, no Brasil, e os geoparques Discovery, Cliffs of Fundy, Percé e Stonehammer, no Canadá. Por meio de uma abordagem qualitativa, com análise bibliográfica e documental e triangulação de dados, descobriu-se que características geológicas únicas aumentam a atratividade turística. Essas formações, ligadas a eventos geológicos antigos e fósseis, criam experiências turísticas distintas, integrando geologia e turismo para aprimorar o entendimento científico e a valorização das áreas costeiras. O estudo oferece novas perspectivas sobre como os geoparques interagem com a economia azul, com foco no turismo como objetivo-chave. O estudo evidencia que os geoparques costeiros, ao integrar atividades de turismo sustentável, como geoturismo, esportes de aventura, trilhas interpretativas e turismo científico, promovem o desenvolvimento local e a valorização do patrimônio geológico, mas requerem cautela para evitar práticas predatórias que comprometam a biodiversidade e a geodiversidade.</p> 2025-12-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Turismologia https://periodicos.ufjf.br/index.php/rlaturismologia/article/view/51061 ANÁLISE DA SATISFAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS TURISTAS - UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TURISMO RURAL DE BASE COMUNITÁRIA EM SHIVARAPATTANA, KARNATAKA 2025-12-05T23:41:14+00:00 Mukunda B. G bgmukunda8@gmail.com Vijay G. drgvijayam@gmail.com <p>O crescimento do turismo rural sustentável depende da felicidade dos turistas rurais. O turismo rural de base comunitária (QBRT) é uma grande promessa para revitalizar os conceitos e atitudes tradicionais do turismo e facilitar uma transição substancial rumo a um novo caminho para a sustentabilidade a longo prazo das comunidades rurais. As áreas rurais passaram por uma transformação econômica e social significativa nos últimos anos; questões populacionais e o abandono de atividades econômicas convencionais impactaram essas regiões. O turismo rural tem sido visto como um caminho potencial para o sucesso financeiro, a revitalização da comunidade e um ambiente social saudável. Só se o turismo rural for planeado de forma sustentável poderá ser esse o caso. Esse desenvolvimento sustentável busca reduzir os danos ao meio ambiente e aos recursos culturais, melhorar a satisfação dos visitantes e promover o crescimento econômico futuro. A vila de Shivarapattana no distrito de Kolar tem uma longa e ilustre história que remonta ao império Chalukyan na produção de esculturas arquitetônicas para templos. Este artigo busca avaliar e quantificar a satisfação e a percepção do turista em relação às instalações de infraestrutura da vila, a partir de diferentes ângulos. O tamanho da amostra de 668 é selecionado, e a amostragem aleatória simples é utilizada para coletar os dados primários. O estudo revelou que os ídolos de pedra são os mais bem avaliados, e os turistas estão encantados com os tipos e estilos de peças escultóricas.</p> 2025-12-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Turismologia https://periodicos.ufjf.br/index.php/rlaturismologia/article/view/50759 UNPACKING THE DRIVERS OF HOTEL CHOICE: AN IN-DEPTH EXPLORATION OF PERSONAL AND PSYCHOLOGICAL INFLUENCES ON CONSUMER BEHAVIOUR IN HOTEL SELECTION 2025-11-20T22:25:56+00:00 Sanjeev Saxena saxenaprerak@rediffmail.com Nishi Priya nishipriya222@gmail.com Sunil Kumar director.academic@ihms.ac.in <p>O comportamento de compra do consumidor desempenha um papel fundamental no alcance dos objetivos organizacionais. Compreender esse comportamento é um aspecto crucial do marketing, pois esclarece os padrões de compra dos consumidores. Para atingir eficazmente mercados específicos, os profissionais de marketing precisam compreender os diversos fatores e características que influenciam o comportamento do consumidor. Esses fatores incluem elementos culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Este estudo de pesquisa concentra-se na exploração do impacto de fatores pessoais e psicológicos no comportamento do consumidor. Por meio de questionário aberto distribuído via Google Form, 130 entrevistados participaram do estudo. Os dados coletados no questionário foram avaliados por meio de classificações em escala Likert para cada questão. Posteriormente, as classificações agregadas para cada grupo de questões foram analisadas no software IBM SPSS-21, por meio de estatística descritiva. O objetivo foi obter insights sobre os fatores significativos que influenciam o comportamento do consumidor, em relação aos aspectos pessoais e psicológicos, na escolha de um hotel. O estudo revela que fatores pessoais e psicológicos exercem uma influência considerável nos consumidores na escolha de um hotel para a sua estadia.</p> 2025-12-04T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Turismologia