Trabalho e Emoções no Turismo Mossoroense: um Olhar Crítico para os Quadros Situacional-Performáticos de Trabalhadores Demitidos do Hotel Thermas Durante a Pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5771083Palavras-chave:
Trabalho, Desemprego, Pandemia, Emoções, TurismoResumo
A pandemia do Coronavírus causou intensas mudanças no cotidiano da humanidade, afetando a mobilidade e a rotina dos indivíduos que dependem do trabalho para sobreviver. Em razão disso, o Hotel Thermas, localizado no município de Mossoró/RN, anunciou seu fechamento em maio de 2020, acarretando a demissão de seus mais de 200 funcionários. Diante desse contexto, o presente estudo objetivou analisar os quadros situacional-performáticos de trabalhadores demitidos do Hotel Thermas. Este estudo possui caráter exploratório e qualitativo, realizado através de entrevistas semiestruturadas com a participação de informantes que trabalharam no Hotel Thermas no período em que foi fechado. A mudança abrupta na rotina dos informantes, a demissão em massa e a insegurança na busca por novas oportunidades de emprego foram elementos que repercutiram e impactaram de forma negativa no cotidiano emotivo destes trabalhadores. Pode-se concluir, portanto, que as relações entre a importância do mundo laboral para o indivíduo, o desemprego e a pandemia se mostraram elementos essenciais para a compreensão do impacto das crises e como elas repercutem no cotidiano emotivo dos entrevistados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Turismologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Salvo quando expressamente indicado em contrário, todo o conteúdo desta revista (RELAT) está licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Centro Latino Americano de Turismologia (CELAT), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Centro Latino Americano de Turismologia (CELAT), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) não seja utilizada para fins comerciais; iii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.