Cotidiano e Consumo: Levantamento e Diagnóstico do Lazer e do Tempo Livre Entre Trabalhadores Terceirizados
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.6450531Palavras-chave:
tempo livre, lazer, trabalho, indústria culturalResumo
Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento de dados da experiência acerca do tempo livre de trabalhadores terceirizados empregados na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. A pesquisa foi realizada com base em análise teórica – obtida através de estudos pertinentes à sociologia do lazer – e de trabalho de campo (quantitativo) com 47 trabalhadores. A atual fase capitalista neoliberal e os processos de trabalho de enfrentamento e negociação podem ser problematizados em suas dimensões teóricas de como a vida humana e o autocultivo são convertidos, capturados e apropriados como recurso metabólico para a reprodução do capital. Nesse sentido, o cotidiano e as atividades de consumo do chamado tempo livre ou do lazer da classe trabalhadora, - aqui representados em quadros estatísticos pelos trabalhadores terceirizados na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), - levam à análise crítica da indústria cultural e da ideologia individualista do consumismo. Como resultados, verificou-se que o lazer dominante entre os informantes está relacionado aos bens da indústria cultural, consequência da falta de capital cultural e do contexto material em que vivem. As assimetrias de gênero foram observadas em certas práticas do lazer das informantes, além do trabalho doméstico que restringe o lazer de algumas mulheres. Logo, a cada dia mais demandas por trabalho nas universidades públicas no Brasil diminuem a qualidade de vida e o lazer dos trabalhadores, sobretudo terceirizados. Nosso foco analítico foi na UERN, mas podemos expandir no futuro para mais universidades públicas e privadas no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Latino-Americana de Turismologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Salvo quando expressamente indicado em contrário, todo o conteúdo desta revista (RELAT) está licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Centro Latino Americano de Turismologia (CELAT), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Centro Latino Americano de Turismologia (CELAT), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) não seja utilizada para fins comerciais; iii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.