Vilarejos de Interesse Turístico e Marketing Através de Redes Sociais na Internet: o Caso de Madruga, Cuba

Autores

  • Martha Omara Robert Beatón Decana Facultad de Turismo, Universidad de La Habana, La Habana, Cuba
  • Vasile Grama Associate Professor and researcher full time at University of Oradea https://orcid.org/0000-0003-0600-1138
  • María José Pérez González Facultad de Turismo, Universidad de La Habana, La Habana, Cuba
  • Maximiliano Korstanje Senior Researcher at the University of Palermo, Buenos Aires, Argentina
  • Victor Martínez Robert Licenciado en Turismo, Becario e Investigador. Facultad de Turismo, Universidad de La Habana, La Habana, Cuba

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7246604

Palavras-chave:

Redes Sociais, Internet, Cidade de Interesse Turístico, Turismo de Saúde e Bem-Estar, Madruga, Cuba

Resumo

As redes sociais se tornaram uma ferramenta de trabalho fundamental no setor do turismo. Sua capacidade de levar informações a milhões de pessoas em questão de segundos os transformou em um meio promocional bem sucedido no qual destinos pouco conhecidos foram capazes de ganhar reconhecimento e crescer dentro do mercado. Em vista disso, o objetivo geral desta pesquisa é desenvolver uma proposta de ações para o uso das redes sociais da Internet na promoção dos valores históricos, culturais e naturais de Madruga, como cidade de interesse turístico, focada principalmente no turismo de saúde e bem-estar, potencializando o uso de suas águas minerais-medicinais. Com base em métodos e ferramentas como entrevistas com gerentes, especialistas, diretores e habitantes, uma análise do meio ambiente, um estudo estatístico relacionado ao uso de redes sociais em Cuba e no mundo, assim como o benchmarking em vilas turísticas de referência: Hallstatt, Alberobello e as Ilhas Flutuantes dos Uros. Os principais resultados foram associados à determinação do potencial de Madruga como cidade de interesse turístico e em relação à sua promoção em redes sociais, o que facilitou a proposta de ações a fim de aproveitar os benefícios das plataformas no renascimento do turismo nesta comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Omara Robert Beatón, Decana Facultad de Turismo, Universidad de La Habana, La Habana, Cuba

Doctora en Ciencias Económicas. Decana Facultad de Turismo, Universidad de La Habana, La Habana, Cuba. E-mail: omara.robert73@gmail.com

Vasile Grama, Associate Professor and researcher full time at University of Oradea

PhD of Earth Sciences / University of Oradea (Romania) (2011). Degree in History & Geography/ University of Oradea (2003). Associate Professor and researcher full time at University of Oradea. Professor at bachelor of Geography of Tourism and master of Tourism Management and Planning. Visiting scholar in Cuba, Mexico, Canada, France, UK, Spain, Portugal, Madagascar, Kenya, South Africa, Nepal, China, Sri Lanka etc. Chief Editor of Romanian Review on Political Geography. International Reviewer for MDPI Journals and Heritage Science. SCOPUS ID: https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=57217984594; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0600-1138; https://www.semanticscholar.org/author/V.-Grama/108471543; E-mail: vasile.grama2014@gmail , vgrama@uoradea.ro

María José Pérez González, Facultad de Turismo, Universidad de La Habana, La Habana, Cuba

Licenciada en Turismo, Becaria e Investigadora. Facultad de Turismo, Universidad de La Habana, La Habana, Cuba.

Maximiliano Korstanje, Senior Researcher at the University of Palermo, Buenos Aires, Argentina

Ph D. in Sociology, University of Palermo, Buenos Aires, -Argentina, Department of Economics, University of Palermo, Argentina. Leading global cultural theorist specializing in terrorism, mobilities and tourism. Dr Korstanje serves as Senior Researcher at the University of Palermo, Buenos Aires, Argentina and Editor in Chief of the International Journal of Safety and Security in Tourism and Hospitality. In 2015 he was Visiting Professor at the Centre for Ethnicity and Racism Studies (CERS) at the University of Leeds, United Kingdom; TIDES at the University of Las Palmas de Gran Canaria, Spain in 2017, and the University of La Habana, Cuba in 2018. In 2016, he was included as Scientific Editor for Studies and Perspective in Tourism (CIET) and as an Honorary Member of the Scientific Council of Research and Investigation hosted by UDET (University of Tourist Specialities, Quito Ecuador). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5149-1669 ; http://palermo.academia.edu/MaximilianoEKorstanje/CurriculumVitae ; E-mail: maxikorstanje@hotmail.com; mkorst@palermo.edu

Victor Martínez Robert, Licenciado en Turismo, Becario e Investigador. Facultad de Turismo, Universidad de La Habana, La Habana, Cuba

Licenciado en Turismo, Becario e Investigador. Facultad de Turismo, Universidad de La Habana, La Habana, Cuba. E-mail: viticomartinez98@gmail.com

Referências

Álvarez, R. & Espinosa, Y. (2008). Turismo y Desarrollo Local. Proyecto para convertir Cocodrilo en pueblo de interés turístico sostenible en un área protegida de la Isla de La Juventud (Cuba). Cuadernos de Turismo. No. 22, ISSN: 1139-7861. p.11. Universidad de Murcia. Murcia. España.

Auren (2013). Turismo de salud en España. Publicación. Escuela de Organización Industrial. Madrid. España.

BienCubano (2020). Turismo de salud en Cuba. Aguas termales para la vida. BienCubano. Visitado en octubre de 2020. Sitio: http://biencubano.com/2020/04/26/turismo-de-salud-en-cuba-aguas-termales-para-la-vida/

Hernández, R., Fernández, C. & Baptista, M. (2014). Metodología de la Investigación. Sexta Edición. p.4. ISBN: 978-1-4562-2396-0. México D.F. México.

Herman, G.V., Grama V., Sonko, D.M., Boc, E., Băican, D., Garai, L.D., Blaga, L., Josan, I., Caciora, T., Gruia, K.A., Grecu, A., Peptenatu, D. (2020). Online Information Premise in the Development of Bihor Tourist Destination, Romania. Folia Geographica, 62(1), 21-34, ISSN 1336-6157 (hard copy), ISSN 2454-1001 (online)https://www.unipo.sk/public/media/35123/553-ONLINE.pdf

Ilieș, D.C.; Safarov, B.; Caciora, T.; Ilieș, A.; Grama, V.; Ilieș, G.; Huniadi, A.; Zharas, B.; Hodor, N.; Sandor, M.; Zsarnóczky, M.B.; Pantea, E.; Herman, G.V.; Dejeu, P.; Szabo-Alexi, M.; Denes David, L. Museal Indoor Air Quality and Public Health: An Integrated Approach for Exhibits Preservation and Ensuring Human Health. Sustainability 2022, 14, 2462. https://doi.org/10.3390/su14042462

Jayaram, D., Manrai A. K. & Manrai, L. A. (2015). Effective use of marketing technology in Eastern Europe: Web analytics, social media, customer analytics, digital campaigns and mobile applications. Journal of Economics. Finance and Administrative Science. pp. 118-132. Universidad de Delaware. Delaware, Estados Unidos.

Ly, B. & Ly, R. (2020). Effect of Social Media in Tourism (Case in Cambodia). Journal of Tourism and Hospitality. Vol. 9. No. 424. Universidad de Camboya. Camboya.

Sancho, A., Cabrer, B., García, G. & Pérez, J. M. (2008). Apuntes de Metodología de la Investigación en Turismo. OMT Organización Mundial del Turismo. Madrid. España. Suárez, C. M. (2016). Historia de Madruga. Inédita. Madruga. Mayabeque. Cuba.

Tas, G. (2021). The Role of Social Media in Tourism Marketing. Digital Travel APAC. Visitado en enero de 2021. Sitio: https://digitaltravelapac.wbresearch.com/blog/social-media-in-tourism-marketing

Fagundo, J. R. & González, P. (2004). Historia del desarrollo del Termalismo y Termalismo Moderno. Conferencia. Centro Nacional de Termalismo Víctor Santamarina. Cuba.

Fernández, A. I. (2009). Aguas Mineromedicinales de Madruga. ISBN: 978-959-7167-18-1. Instituto de Geografía Tropical. La Habana. Cuba.

Morar, C.; Tiba, A.; Basarin, B.; Vujičić, M.; Valjarević, A.; Niemets, L.; Gessert, A.; Jovanovic, T.; Drugas, M.; Grama, V.; Stupariu, M.; Stoica, A.; Lukić, T. Predictors of Changes in Travel Behavior during the COVID-19 Pandemic: The Role of Tourists’ Personalities. Int. J. Environ. Res. Public Health 2021, 18, 11169. https://doi.org/10.3390/ijerph182111169

ONEI (Oficina Nacional de Estadística e Información) (2019). Anuario Estadístico Mayabeque 2018. La Habana. Cuba.

Perelló, J. L. (2019). Los destinos turísticos locales como iniciativas municipales. Excelencias Cuba. Visitado en septiembre de 2020. Obtenido de: https://www.excelenciascuba.com/turismo-turismo-cubano-por-dentro/los-destinos-turisticos-locales-como-iniciativas-municipales-0

Safarov, B.; Al-Smadi, H.M.; Buzrukova, M.; Janzakov, B.; Ilieş, A.; Grama, V.; Ilieș, D.C.; Csobán Vargáné, K.; Dávid, L.D. Forecasting the Volume of Tourism Services in Uzbekistan. Sustainability 2022, 14, 7762. https://doi.org/10.3390/su14137762

Publicado

2022-10-24

Como Citar

Omara Robert Beatón, M. ., Grama, V. ., Pérez González, M. J. ., Korstanje, M. ., & Martínez Robert, V. . (2022). Vilarejos de Interesse Turístico e Marketing Através de Redes Sociais na Internet: o Caso de Madruga, Cuba. Revista Latino-Americana De Turismologia, 8(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.7246604

Edição

Seção

ESTUDO DE CASO/ CASE STUDY /ESTUDIO DE CASO