Ética e Turismo: Representações Sociais se Estudantes se um Curso Superior do Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5771080Palavras-chave:
Educação e formação em turismo, Ética, Estudante, TurismoResumo
O turismo suscita um profundo debate sobre ética, ainda que nem sempre haja a oferta de uma disciplina sobre ou o aprofundamento do tema nos cursos superiores da área. Com essa lacuna, não se sabe o que os alunos entendem de ética, como a relacionam com o turismo e como avaliam seu próprio comportamento moral. Com o intuito de provocar um debate sobre o assunto, surge a presente pesquisa, descritiva, que fez uso de questionário e que tem como lócus uma universidade pública federal do Rio Grande do Sul. O objetivo do artigo é investigar as representações sociais sobre ética dos estudantes de turismo da Universidade Federal de Pelotas, analisando como eles percebem o comportamento moral da sociedade brasileira e como se autoavaliam, além de perceber suas escolhas quando envolto em questões voltadas ao turismo. Como resultado, a pesquisa mostrou que a representação social que os alunos de Turismo do curso estudado fazem de ética vincula-a ao comportamento das pessoas. Revelou ainda um descrédito dos estudantes quanto ao comportamento moral da sociedade brasileira, embora se autoavaliem como éticos. Também percebeu que o índice de acadêmicos que assumem que fariam algo antiético para manter seus empreendimentos turísticos foi próximo ao de acadêmicos que assumiram que são pouco éticos.
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