Dossiê: Turismo de base comunitária em rede: experiências, conexões e controvérsias no Brasil

Autores

  • Edilaine Albertino de Moraes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Mendonça Teresa Cristina Miranda Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Mullor Ernest Cañada Universitat de Les Illes Balears https://orcid.org/0000-0001-6086-1644

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14594915

Palavras-chave:

dossier, Turismo de base comunitária, experiências, Brasil

Resumo

Este texto introduz o dossier “Turismo de base comunitária em rede: experiências, conexões e controvérsias no Brasil”, organizado pelos coeditores convidados Edilaine Albertino de Moraes (UFJF), Teresa Cristina Miranda Mendonça (UFRRJ) e Ernest Cañada (Universidade das Ilhas Baleares e Alba Sud).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilaine Albertino de Moraes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social/UFRJ (2019). Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social/UFRJ (2009). Especialista em Gestão Pública e Sociedade/UFT (2012). Bacharel em Turismo/UFJF (2006). Professora Associada e Pesquisadora em tempo integral na UFJF. Professora em estudos de graduação em Turismo, Ciências Humanas e Administração Pública. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão TBC-REDE Turismo de base comunitária, Sustentabilidade e Redes (UFJF/UFRRJ/CNPq). Pesquisadora colaboradora nos Grupos “Governança, Ambiente, Políticas Públicas, Inclusão e Sustentabilidade” (GAPIS/UFRJ/CNPq), “Núcleo Sinergia: Subjetividades, Turismo, Natureza e Cultura” (UFRJ/CNPq), "Cultura Contemporânea: Subjetividade, Conhecimento e Tecnologia" (IP/UFRJ/CNPq), "Contribuição da Antropologia das Ciências e das Técnicas para a Educação" (CEH/UERJ/CNPq), "Conservação Colaborativa e Áreas Protegidas e Conservadas" (Geccap/USP/CNPq) e na Rede Internacional de Estudos Críticos de Turismo, Território e Autodeterminação (Reescrita - Brasil, México e Moçambique).

Mendonça Teresa Cristina Miranda, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pós-doutorado em Meio Ambiente/UERJ (2021). Doutora em Ciências Sociais/UERJ (2010). Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social/UFRJ (2004). Bacharel em Turismo/Universidade Estácio de Sá (1989). Professora Associada e Pesquisadora em tempo integral na UFRRJ. Professora em estudos de graduação em Turismo. Coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Turismo (NEPET/UFRRJ) e vice-coordenadora do TBC-REDE: Laboratório de Turismo de Base Comunitária, Sustentabilidade e Redes (UFJF/UFRRJ/CNPq). Coordenadora do projeto de pesquisa e extensão "Observatório de Turismo e Lazer da Região Turística Baixada Verde". Pesquisadora colaboradora na Rede Internacional de Estudos Críticos de Turismo, Território e Autodeterminação (Reescrita - Brasil, México e Moçambique).

Mullor Ernest Cañada, Universitat de Les Illes Balears

Doutorado em História e Geografia pela Universitat de Les Illes Balears. Licenciado em Filosofia e Letras pela Universidade Autônoma de Barcelona e mestre em História Contemporânea pela Universidade Pompeu Fabra. Atualmente, é Pesquisador da Universitat de Les Illes Balears. Coordena o Alba Sud, centro de pesquisa especializado em turismo responsável e trabalho digno sediado em Barcelona (Espanha).

Editorial

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

Moraes, E. A. de ., Teresa Cristina Miranda, M., & Ernest Cañada, M. (2024). Dossiê: Turismo de base comunitária em rede: experiências, conexões e controvérsias no Brasil. Revista Latino-Americana De Turismologia, 10(Regular). https://doi.org/10.5281/zenodo.14594915