O ensino através da resolução de problemas como contexto formativo para futuros professores de Matemática: narrativas de vulnerabilidade
Palavras-chave:
Educação Matemática, Formação de professores de Matemática, Resolução de Problemas, Vulnerabilidade, NarrativasResumo
O objetivo desse artigo é discutir narrativas de vulnerabilidade de futuros professores de Matemática produzidas em contexto formativo caracterizado por uma prática fundamentada no Ensino através da Resolução de Problemas. Para isso, foram analisadas as narrativas de vulnerabilidade produzidas por futuros professores de Matemática, do 3º ano do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Paraná, após participarem de uma prática em sala de aula caracterizada pelo Ensino através da Resolução de Problemas. Como resultados identificamos potencialidades para os futuros professores, com relação ao contexto formativo com essas características, associadas à autoestima, felicidade, tranquilidade e reflexão.
Downloads
Metrics
Referências
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas. In: ONUCHIC, L. R. et al. (org.). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco, versão digital, 2019.
AZEVEDO, E. Q. Ensino-aprendizagem das equações algébricas através da resolução de problemas. 2002.176 f.Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, São Paulo, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BURIGO, E. Z. O movimento da matemática moderna no Brasil: encontro de certezas e ambigüidades. Rev. Diálogo Educ. [online]. 2006, v.6, n.18, p.35-47, 2006.
HOLINCHECK, N. M; GALANTI, T. M. Applying a model of integrated STEM teacher identity to understand change in elementary teachers' STEM self-efficacy and career awareness. School Science and Mathematics, v. 123, n. 6, p.234–248, 2023.
HINE, G.; LESSEIG, K. Supporting Pre-Service Secondary Mathematics Teachers' Professional Noticing of Student Thinking. Australian Joumal of Teacher Education, v. 46, n.8, 2021.
JUSTULIN, A. M. A formação de professores de matemática no contexto da resolução de problemas. 2014. 309 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2014.
KELCHTERMANS, G. Who I am in how I teach is the message: self‐understanding, vulnerability and reflection. Teachers and Teaching, v. 15, n. 2, p. 257–272, 2009.
KOGA, T. C. S.; & JUSTULIN, A. M. A ESCOLHA E O USO DE PROBLEMAS PARA SE ENSINAR MATEMÁTICA. VIDYA, v. 43, n. 1, p. 245–259, 2023.
MAIA-AFONSO, É. J. A Resolução de Problemas e os Futuros Pedagogos: Análise de um processo formativo para o ensino da geometria nos anos iniciais. 267 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2021.
MIGUEL, A.; FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Álgebra ou geometria: para onde pende o pendulo. Pro-Posições, v. 3, n. 1, 1992.
MORAIS, R. S.; NUNES, C. B.; ONUCHIC, L. R. O GTERP de frente para o espelho: esboço para uma auto-análise. REMATEC, Belém, v. 19, n. 52, p. e2024004, 2024.
NCTM. Principles and Standards for School Mathematics. Reston, V. A.: NCTM, 2000.
_____. National Council of Teachers of Mathematics. Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, 2008.
_____. An Agenda for Action: Recommendations for School Mathematics of the 1980s. 1980.
NEUMAYER-DEPIPER, J. TEACHER IDENTITY WORK IN MATHEMATICS TEACHER EDUCATION. For the Learning of Mathematics, v. 33, n. 1, p. 9–15, 2013.
OLIVEIRA, H. M.; CYRINO, M.C.C.T. A formação inicial de professores de Matemática em Portugal e no Brasil: narrativas de vulnerabilidade e agência. Interacções, v. 7, p. 104-130, 2011.
ONUCHIC, L. R; ALLEVATO, N. S. G. Trabalhando volume de cilindros através da Resolução de Problemas. Educação Matemática em Revista, Rio Grande do Sul, v.1, n.10, p.95-103, 2009.
ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora UNESP, 1999, p.199-220.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares para o Estado do Paraná - Matemática. Curitiba: SEED, 2008.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
PROENÇA, M. C. Resolução de Problemas: encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática em sala de aula. Maringá: Eduem, 2018.
RODRIGUES, P. H.; CYRINO, M. C. C. T; OLIVEIRA, H. M.. The search for the sense of agency in vulnerable situations in mathematics teachers’ initial education. The Mathematics Enthusiast, v. 19, n. 1, p. 158-186, 2022.
RODRIGUES, P. H.; SILVA, G. S.; FERREIRA, P. E. A. Teacher educational contexts associated with School Learning Assessment and the process of professional identity formation of (future) mathematics teachers: an analysis of Brazilian articles. Revista do NUPEM, v. 16, p. 10, 2024.
SANTOS-TRIGO, M. Problem solving in mathematics education: Tracing its foundations and current research-practice trends. ZDM–Mathematics Education, v.56, p.211–222, 2024.
SCHROEDER, T. L.; LESTER JR, F. K. Developing Understanding in Mathematics via Problem Solving. In: TRAFTON, P. R.; SHULTE, A. P. (Eds.). New Directions for Elementary School Mathematics. Reston: NCTM, 1989. p.31 – 42, 1989.
SEKARYANTI, et al. Analysis of Mathematics Problem-Solving Ability of Junior High School Students in Emotional Intelligence. Jurnal Pendidikan Matematika, v. 7, n. 2, 2022.
SEVINC, S., et al. The development of elementary teachers’ personal meanings of problem-solving through engaging in open-ended tasks. Math Ed Res J, 2024.
SOWDER, J. T. The mathematical education and development of teachers. In: LESTER, F. (Ed.). Second Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning, Reston: NCTM, p. 157-224, 2007.
VALENTE, W. R. A matemática do ensino e os documentos curriculares: história da produção de novos saberes. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, 2023.
__________. O que é número? Produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças. Bolema, Rio Claro (SP), v. 26, n. 44, p. 1417–1441, 2012.
VIEIRA, Carlos Eduardo. O Movimento pela Escola Nova no Paraná: trajetória e ideias educativas de Erasmo Pilotto. Educar em Revista, Curitiba, n. 18, p. 53–73, 2001.
























