Educação Estatística no Ensino Médio: A Leitura de Gráficos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.39355

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Estatística, Leitura e análise de gráficos, Produção de significados, Ensino médio

Resumo

Neste artigo, apresentamos um estudo sobre a leitura de gráficos estatísticos em uma sala de aula com o objetivo de analisar a produção de significados dos alunos envolvidos na resolução de tarefas. A investigação de cunho qualitativo foi referenciada teoricamente pelo Modelo dos Campos Semânticos, que possibilitou a análise das ações enunciativas dos estudantes do ensino médio de uma escola pública da rede estadual na cidade de Juiz de Fora (MG). A análise evidenciou que as tarefas cumpriram a função de estimular os estudantes a produzir significados indicando um processo de aprendizagem que foi desencadeado a partir da leitura de dados estatísticos expressos por gráficos.

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Publicado

2022-12-10

Como Citar

NOVAES NETTO, A. R. .; BESSEGATO, L. F. Educação Estatística no Ensino Médio: A Leitura de Gráficos. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. DOI: 10.34019/2594-4673.2022.v6.39355. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/39355. Acesso em: 22 abr. 2025.

Edição

Seção

30 anos do Modelo dos Campos Semânticos e processos de ensino e de aprendizagem