A Engenharia Didática como metodologia em pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática

Autores/as

Palabras clave:

Didática da Matemática Francesa, Engenharia Didática, Pesquisas, Grupo de Pesquisa Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática, Levantamento.

Resumen

O presente artigo visa analisar pesquisas produzidas no âmbito do Grupo de Pesquisa “Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática” que vem realizando estudos e produções científicas adotando Teorias da Didática da Matemática Francesa, especialmente a Engenharia Didática (Artigue 1988), que vem sendo utilizada como metodologia de ensino e pesquisa por professores em formação inicial e continuada em diferentes âmbitos e contextos. Dessa forma, por meio da metanálise qualitativa, tornou-se possível evidenciar que as pesquisas desenvolvidas trouxeram contribuições e tendências que potencializaram as análises dos dados realizadas em diferentes níveis e processos formativos, proporcionando a imersão dos integrantes do grupo em variados contextos de práticas profissionais no locus dessas pesquisas.  Foram geradas reflexões para o planejamento de ações das situações didáticas a partir dos cenários que a Engenharia Didática permitiu elucidar em suas diferentes fases e repercussões sobre a análise do currículo prescrito, que tornaram possível problematizar e discutir processos de reformas e confirmar as variadas hipóteses levantadas na fase de análise a priori dessas pesquisas. Como tendências, os resultados apontam o ensino com recursos em ambientes digitais por meio de  atividades plugadas e desplugadas; a demanda de estudos no intuito de mitigar demandas de pesquisas sobre o Pensamento Computacional e Matemática; pesquisas nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e nos cursos de formação inicial e continuada de professores, que vem suscitando e ainda podem gerar experimentações e práticas profissionais exitosas no Ensino de Matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. Recherches em Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 9.3, p. 281-3008, 1988. Disponível em: https://revue-rdm.com/1988/ingenierie-didactique-2/ Acesso em 23 jun. 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. de Luíz Antero Reto e Augusto Pinheiro. 3. reimp. 1. ed. rev. e aum. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL, L. S. Criatividade e Resolução De Problemas: O Ensino Da Matemática por meio da Lógica Programacional. Dissertação em desenvolvimento (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2024. No prelo.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (versão preliminar). Brasília: MEC/SEB, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 25 jul. 2024.

CRUZ, R. M. Uma pletora de poliedros: explorando poliedros regulares com a metodologia da engenharia didática. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense/ Instituto Noroeste Fluminense de Educação Superior (UFF/Infes). Santo Antônio de Pádua, 2016.

FIORENTINI, D. A Investigação em Educação Matemática desde a perspectiva acadêmica e profissional: desafios e possibilidades de aproximação. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, v.8, 11. ed., 2014. p. 61-82. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/cifem/article/view/14711. Acesso em 28 jun. 2024.

KIEFER, J. G.; MARIANI, R. C. P. Mapeamento de pesquisas em Educação Matemática na perspectiva da metanálise a partir da BDTD (2008 - 2019): considerações sobre conceitos de área e perímetro. Educação Matemática Pesquisa -Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 399–428, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2020v22i3p399-428. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/50486 . Acesso em: 23 jul. 2024.

MACHADO, S. D. A. Engenharia Didática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara. (Org.) Educação Matemática: uma (nova) introdução. São Paulo. EDUC, 2016, p. 233-247.

POMMER, W. M. A Engenharia Didática em sala de aula: Elementos básicos e uma ilustração envolvendo as Equações Diofantinas Lineares. São Paulo: [s.n.], 2013. Disponível em: https://silo.tips/download/wagner-marcelo-pommer-a-engenharia-didatica-em-sala-de-aula-elementos-basicos-e. Acesso em: 27 jun. 2024.

SKOVSMOSE, O. Cenários de investigação. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP) n.14, p. 66-91, 2000. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10635 . Acesso em: 20 jul. 2024.

SOUZA, M. S. Jogo Computacional Georun via Scratch para análise do desenvolvimento Geométrico: Um Estudo De Caso Por Meio Da Engenharia Didática. Monografia de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017.

TOSTES, D. V. F. Proposta de utilização do complemento Flubaroo para avaliação em Geometria Analítica: um estudo de caso. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017.

Publicado

2024-12-13

Cómo citar

DIAS, M. de O. A Engenharia Didática como metodologia em pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45368. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Didática da Matemática Francesa