O papel da formação inicial na (re)constituição da identidade profissional do professor de matemática
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.39036Palabras clave:
Identidade profissional docente, Formação de professores, Licenciatura em matemática, Professor de matemáticaResumen
Pesquisas recentes no campo da educação têm se voltado à esfera subjetiva da formação de professores, que compreende, dentre outras coisas, a identidade profissional docente (IPD). Identidade essa que, constantemente feita e refeita, norteia sua prática e trajetória profissional, permeando as vivências e dando o tom das experiências, dotando de sentidos e significados a ação docente, consubstanciando e materializando a compreensão do profissional acerca de sua individualidade, de seu pertencimento à categoria profissional, de seu entendimento e comprometimento para com a educação e seus fins. Diante disso e da especificidade dos cursos de formação inicial de professores de matemática, cumpre questionarmos como as licenciaturas nessa área do conhecimento têm implicado nos processos identitários desses profissionais. Este escrito tem por objetivo discutir o papel da formação inicial na (re)constituição identitária do professor de matemática. Para tanto, apresentamos um ensaio teórico que percorre discussões acerca das licenciaturas em matemática e aborda os elementos identitários que nelas se manifestam, discutindo sua relação com a identidade profissional do professor. Concluímos ser necessário ampliar a concepção de formação docente para o ensino de matemática, visto que a ação profissional na docência diz respeito não apenas ao que se sabe, mas a como se articula tais saberes, o que remete a quem somos enquanto professores, isto é, à nossa IPD.
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