Análise dos artigos das revistas Bolema e Educação Matemática Pesquisa referentes a temática Educação Infantil no período de 2016 a 2021

Autores/as

  • Jorge Henrique Gualandi Instituto Federal do espírito Santo- campus Cachoeiro de Itapemirim https://orcid.org/0000-0002-0302-7650
  • Pollyana dos Santos Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2021.v5.35202

Palabras clave:

Educação infantil, Mapeamento, Formação continuada, Ensino de matemática

Resumen

O ensino de matemática na Educação Infantil, vem se destacando como temática de investigações, no que tange aos saberes produzidos nos espaços escolares. Esta pesquisa, originou-se a partir do questionamento: o que se tem pesquisado acerca do ensino de matemática na Educação Infantil? Para responder a essa questão, buscou-se, neste estudo,  mapear as produções que versavam sobre a Matemática na Educação Infantil a fim de identificar as temáticas, os objetivos, as propostas metodológicas e as principais teorias que fundamentam as pesquisas desenvolvidas no âmbito da Educação Infantil, publicados nos periódicos Bolema - Boletim de Educação Matemática e Educação Matemática Pesquisa -EMP, entre os anos de 2016 e 202.Este estudo é de abordagem qualitativa, na acepção de Bogdan e Biklen (1994), do tipo estudo documental, conceituado por  Fiorentini e Lorenzato (2007). Para a produção de dados e suas análises, embasou-se como princípio metodológico o mapeamento,  na concepção de Biembengut (2007). A análise dos artigos coloca em evidência as ações pertinentes aos sujeitos do processo ensino-aprendizagem pois contemplam: 1) o enfoque nas crianças, em como raciocinam aprendem e desenvolvem estratégias de aprendizagem; 2) como os professores podem mediar os processos de ensino para promover a produção do conhecimento; 3) como a formação continuada é capaz construir bases teóricas e metodológicas para os docentes que não são licenciados em Matemática. As pesquisas apontam um rico caminho para a formação continuada que reflita esse espaço dialógico de encontro de teorias de campos de produção de pesquisa distintos para a compreensão dos desafios que incidem na práxis pedagógica de docentes dessa etapa da educação.

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Biografía del autor/a

Pollyana dos Santos, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e leciona no curso de Licenciatura em Matemática do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim e no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT), Pólo Vitória. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, medidas socioeducativas, políticas públicas de juventude, educação em espaços de privação de liberdade, formação de professores.

Citas

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FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2ª Ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

Artigos mapeados nas Revistas Bolema e Educação Matemática Pesquisa:

CUIDA, A.; ESPINA, E.; ALSINA, A.; NOVO, M. L. La educación estadística y probabilística em proyectos editoriales de Educación Infantil. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 35, n. 69, 2021. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v35n69a18

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Publicado

2021-10-31

Cómo citar

GUALANDI, J. H.; SANTOS, P. dos. Análise dos artigos das revistas Bolema e Educação Matemática Pesquisa referentes a temática Educação Infantil no período de 2016 a 2021. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.34019/2594-4673.2021.v5.35202. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35202. Acesso em: 30 jun. 2024.

Número

Sección

Ensino e aprendizagem de Matemática para a Educação Infantil