Análise dos artigos das revistas Bolema e Educação Matemática Pesquisa referentes a temática Educação Infantil no período de 2016 a 2021
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2021.v5.35202Palabras clave:
Educação infantil, Mapeamento, Formação continuada, Ensino de matemáticaResumen
O ensino de matemática na Educação Infantil, vem se destacando como temática de investigações, no que tange aos saberes produzidos nos espaços escolares. Esta pesquisa, originou-se a partir do questionamento: o que se tem pesquisado acerca do ensino de matemática na Educação Infantil? Para responder a essa questão, buscou-se, neste estudo, mapear as produções que versavam sobre a Matemática na Educação Infantil a fim de identificar as temáticas, os objetivos, as propostas metodológicas e as principais teorias que fundamentam as pesquisas desenvolvidas no âmbito da Educação Infantil, publicados nos periódicos Bolema - Boletim de Educação Matemática e Educação Matemática Pesquisa -EMP, entre os anos de 2016 e 202.Este estudo é de abordagem qualitativa, na acepção de Bogdan e Biklen (1994), do tipo estudo documental, conceituado por Fiorentini e Lorenzato (2007). Para a produção de dados e suas análises, embasou-se como princípio metodológico o mapeamento, na concepção de Biembengut (2007). A análise dos artigos coloca em evidência as ações pertinentes aos sujeitos do processo ensino-aprendizagem pois contemplam: 1) o enfoque nas crianças, em como raciocinam aprendem e desenvolvem estratégias de aprendizagem; 2) como os professores podem mediar os processos de ensino para promover a produção do conhecimento; 3) como a formação continuada é capaz construir bases teóricas e metodológicas para os docentes que não são licenciados em Matemática. As pesquisas apontam um rico caminho para a formação continuada que reflita esse espaço dialógico de encontro de teorias de campos de produção de pesquisa distintos para a compreensão dos desafios que incidem na práxis pedagógica de docentes dessa etapa da educação.
Descargas
Métricas
Citas
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento como princípio metodológico para a pesquisa educacional. In: MACHADO, N. J; CUNHA, M. O. da. Linguagem, conhecimento, ação: ensaios de epistemologia e didática. Escrituras Editora, 2007, p. 289-312.
BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto (Portugal): Porto, 1994.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2ª Ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
Artigos mapeados nas Revistas Bolema e Educação Matemática Pesquisa:
CUIDA, A.; ESPINA, E.; ALSINA, A.; NOVO, M. L. La educación estadística y probabilística em proyectos editoriales de Educación Infantil. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 35, n. 69, 2021. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v35n69a18
CRUZ, E.; SELVA, A. C. V. Classificação na Educação Infantil: discutindo propostas, concepções e práticas. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, n.1, 2017. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p379-402
DIAS, C. de F. B.; PEREIRA, C. S.; DIAS, J. B.; DOS SANTOS, G.; PINHEIRO, N. A. M.; MIQUELIN, A. F. É possível ensinar Estocástica para crianças da Educação Infantil? Uma análise à luz da Teoria de Bruner. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 34, n. 66, 2020. https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n66a08
DÍAZ-LEVICOY, D.; SEPÚLVEDA, A.; VÁSQUEZ, C.; OPAZO, M. Lectura de tablas estadísticas por futuras maestras de Educación Infantil. Educação Matemática Pesquisa, v. 18, n. 3, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/31475/21933.
GALLEGO, D. C.; ROJO, M. D. S. Actividades de Estudio e Investigación sobre medida de superficies en Educación Infantil. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n.4, 2019. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i4p451-463
HALAT, E.; DAĞLI, Ü. Y. Preschool Students' Understanding of a Geometric Shape, the Square. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 30, n.55, 2016.
MONTOITO, R.; CUNHA, A. V. da. Era uma vez, um, dois, três: estudos sobre como a literatura infantil pode auxiliar no ensino da construção do conceito de número. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, n.1, 2020. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p160-184
MORAES, S. P. G. de; ARRAIS, L. F. L.; MOYA, P. T.; LAZARETTI, L. M. O ensino de matemática na educação infantil: uma proposta de trabalho com jogos. Educação Matemática Pesquisa, v. 19, n.1, 2017. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i1p353-377
MOREIRA, C. B.; GUSMÃO, T. C. R. S.; MOLL, C. F. Tarefas matemáticas para o desenvolvimento da percepção de espaço na Educação Infantil: potencialidades e limites. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 32, n. 60, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n60a12
NOVO, M. L.; AINHOA, B. Estudio longitudinal de la capacidad de representación simbólica de niños e niñas en el ciclo 3-6 de Educación Infantil al abordar tareas relativas a dictados matemáticos. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 33, n. 64, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a04
PAVANELLO, R. M.; COSTA, L. P. da. Formação de professores/educadores para o ensino e a aprendizagem das capacidades espaciais na educação infantil. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n., 2019. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p205-216
ROCHA, C. A.; SOUZA, A. C. de. Conhecimento de crianças pequenas da Educação Infantil e alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Combinatória: O que apontam as pesquisas brasileiras no período de 2010 a 2019? Educação Matemática Pesquisa, v. 23, n. 4, 2021. https://doi.org/10.23925/983-3156.2021v23i4p452-484
RODRÍGUEZ-QUINTANA, E.; GARCÍA, F. J. G.; HERRERO, M. H.; SIERRA, T. A. El problema del análisis de la epistemología dominante em uma institución: el caso del número em la educación infantil. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n.4, 2019. http://dx.doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i4p431-450
SOUTINHO, FLORBELA; MAMEDE, E. Crianças do Pré-Escolar a resolver problemas de estrutura aditiva: que estratégias? Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 32, n. 62, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n62a07
VÁSQUEZ, C.; DÍAZ-LEVICOY, D.; ARTEAGA, P. Objetos matemáticos ligados a la estatística y la probabilidade em Educación Infantil: um análisis desde los libros de texto. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 34, n. 67, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a07