Explorando Situações Problemas no estudo do Sistema de Numeração Decimal com professores que ensinam matemática

Authors

  • Tatiani Garcia Neves Secretaria Municipal de Educação (SEMED)
  • Cintia Melo dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Keywords:

Sistema de Numeração Decimal, Teoria das Situações Didáticas, Recursos Didáticos, Formação Continuada.

Abstract

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma análise de uma formação continuada, que buscou estudar, planejar e executar diferentes situações de ensino em torno dos conteúdos matemáticos do Sistema de Numeração Decimal (SND) em sala de aula para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico que subsidiou o desenvolvimento dos encontros da formação foi a Teoria das Situações Didáticas (TSD), a qual contribuiu para mediar a interação entre formadores e professores, considerando conceitos como o contrato didático. A formação foi desenvolvida em 8 (oito) encontros, sendo gravados em áudio e vídeo. Neste artigo, apresentamos o desenvolvimento de duas situações-problemas desenvolvidas em um encontro, o jogo “nunca 5” e a senha do cofre do “tio Patinhas”. As discussões realizadas com o grupo de professores mostraram a insegurança frente ao trabalho com o SND mediado pelo uso de recursos didáticos em diferentes bases numéricas.

Downloads

Metrics

PDF views
22
Dec 13 '24Dec 16 '24Dec 19 '24Dec 22 '24Dec 25 '24Dec 28 '24Dec 31 '24Jan 01 '25Jan 04 '25Jan 07 '25Jan 10 '252.0
|

References

BITTAR, M.; FREITAS, J.L.M. Conteúdos e Metodologia para os ciclos iniciais do ensino fundamental. Campo Grande- MS. Editora UFMS, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014.

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do Sistema de Numeração Decimal. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2014a.

GITIRANA, V. et al. Jogos com Sucata na Educação Matemática. Projeto Rede. Recife: NEMAT, 2013.

MONGELLI, M. C. J. G.; COSTA, H. L. Q. G. Instrumentação para a Pesquisa e Prática de Ensino de Matemática I. Sistema de Numeração e Operação Frações.Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), 2000.

SMOLE, K.C.S. Jogos Matemáticos do 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Published

2024-12-13

How to Cite

NEVES, T. G.; SANTOS, C. M. dos . Explorando Situações Problemas no estudo do Sistema de Numeração Decimal com professores que ensinam matemática. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45659. Acesso em: 21 apr. 2025.

Issue

Section

Didática da Matemática Francesa