Educação Financeira Escolar e Sustentável nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores/as

Palabras clave:

Educação Financeira Escolar, Sustentabilidade, Engenharia Didática, Teoria das Situações Didáticas

Resumen

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que investiga a abordagem da educação financeira escolar e sustentável nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia adotada para a pesquisa foi a engenharia didática, enquanto a elaboração do produto educacional se baseou na teoria das situações didáticas. O produto, um guia didático voltado para a educação financeira escolar e sustentável, inclui cinco atividades educativas que abordam temas como o valor das coisas, a origem do dinheiro, a diferença entre essencial e supérfluo, além de questões relacionadas à ética, economia e sustentabilidade. Essas atividades foram aplicadas a alunos de 7 a 9 anos em uma escola pública no município de Duque de Caxias/RJ. A pesquisa validou a hipótese de que é possível integrar temáticas de educação financeira e sustentabilidade no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental, mostrando a viabilidade e eficácia desse enfoque pedagógico.

Descargas

Métricas

PDF views
27
Dec 13 '24Dec 16 '24Dec 19 '24Dec 22 '24Dec 25 '24Dec 28 '24Dec 31 '24Jan 01 '25Jan 04 '25Jan 07 '25Jan 10 '253.0
|

Biografía del autor/a

Alexandre Lopes de Oliveira, IFRJ

Bacharel e Licenciado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre e Doutor em Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). É Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), Campus Nilópolis, onde leciona para o Ensino Médio Técnico, Licenciaturas em Física, Matemática e Química e é credenciado como professor efetivo no Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC/IFRJ) nas modalidades de Mestrado Profissional e Doutorado Profissional. Seu interesse em pesquisas associadas ao Ensino e Aprendizagem envolvem Metodologias de Aprendizagem Ativa, Experimentos Didáticos e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDIC). Para o setor de pesquisa e desenvolvimento em física, tem interesse na área de magnetismo, em particular, na formação de momentos magnéticos em sistemas metálicos.

Citas

ALMOULOUD, S. A.; SILVA. M. J. F. Engenharia didática: evolução e diversidade. Revista Eletrônica De Educação Matemática. v. 7, n. 2, 2012 Disponível em: (57) Engenharia didática: evolução e diversidade
Didactic engineering: evolution and diversity | Maria José Ferreira da Silva and Saddo A G Almouloud - Academia.edu acesso: 08 jul 2024

ALMOULOUD, S. A.; SILVA. M. J. F. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: UFPR, 2010.

ALMOULOUD, S. A.; SILVA. M. J. F. A Teoria das Situações Didáticas. São Paulo: PUC-SP, 2007.

ARTIGUE, M. Engenharia didática. In: BRUN, J. Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget. Horizontes Pedagógicos, 1996, p.193-217.

BAUMAN, Z. Vida para Consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BAUMAN, Z. A Ética é possível num mundo de consumidores? Rio de Janeiro, Zahar, 2011.

BAUMAN, Z. Ética pós-moderna. São Paulo: Paulus, 1997.

BRASIL. Estratégia Nacional De Educação Financeira (ENEF). Plano Diretor da ENEF. 2011. Disponível em: <http://www.vidaedinheiro.gov.br/Imagens/Plano %20Diretor%20ENEF.pdf> Acesso em: 08 jul 2024

BROUSSEAU, G. Fundamentos e métodos da didática da matemática In: Didáctica das matemáticas, Direção: Jean Brun. Coleção horizontes pedagógicos; Instituto Piaget, Lisboa, 1996.

BROUSSEAU, G. Introdução ao Estudo das Situações Didáticas: Conteúdos e Métodos de Ensino. São Paulo: Ática, 2008.

DANTAS, L. T., SANTOS, B. C. M., RODRIGUES, G. C., RODRIGUES, C. K. Educar E Cuidar: Uma Possibilidade De Ação Entre Finanças E Meio Ambiente. Ensino, Saude e Ambiente, v. 10, n. 1, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i1.a21249. Acesso em: 08 jul 2024.

MELO, D.; VIEIRA, G. S.; AZEVEDO, S. S.; PESSOA, C. Diálogos entre a educação financeira escolar e as diferentes áreas do conhecimento na BNCC do Ensino Fundamental. Em Teia – Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, v. 12, p. 1-27, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/250447/pdf_1#:~:text=Di%C3%A1logos%20entre%20a%20educa%C3%A7%C3%A3o%20financeira%20escolar%20e%20as,%3E%20v.%2012%2C%20n.%202%20%282021%29%20%3E%20Melo Acesso em: 08 jul 2024.

MENDONÇA, J. M.; PESSOA, C. A. Educação Financeira Escolar na Educação Infantil: materiais do educador e da criança. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 1–25, 2021. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2907. Acesso em: 08 jul 2024.

PUCCINI, E. C. Matemática financeira. Projeto universidade aberta. 2007. Disponível em: Matemática Financeira e Análise de Investimentos - Vol. 1 - Canal CECIERJ. Acesso em: 24 jul 2024.

SANTOS, B. C. M.; OLIVEIRA, A. L. Educação Financeira Escolar e Sustentável: um guia didático para os anos iniciais do ensino fundamental. Tese de Doutorado profissional em Ensino de Ciências, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis, 2024.

SANTOS, B. C. M.; OLIVEIRA, A. L. Educação Financeira Escolar e Sustentável: práticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista de Produção Discente em Educação Matemática. São Paulo, v. 13, n. 1, p. 1-11, 2024. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/pdemat/article/view/61922/45107. Acesso em: 24 jul 2024.

SANTOS, B. C. M. dos; MENEZES, A. M. de C.; RODRIGUES, C. K. Finanças é Assunto de Criança? Uma Proposta de Educação Financeira nos Anos Iniciais. Revista BOEM, Florianópolis, v. 4, n. 7, p. 101-115, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/8647. Acesso em: 08 jul 2024.

SILVA, A. M.; POWELL, A. B. Um programa de Educação Financeira para a Matemática escolar da Educação Básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XI., Curitiba-PR, 2013. Disponível em: https://docplayer.com.br/5940248-Um-programa-de-educacao-financeira-para-a-matematica-escolar-da-educacao-basica.html Acesso em: 08 jul 2024.

Publicado

2024-12-13

Cómo citar

SANTOS, B. C. M. dos; OLIVEIRA, A. L. de. Educação Financeira Escolar e Sustentável nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45432. Acesso em: 2 abr. 2025.

Número

Sección

Didática da Matemática Francesa