Uma abordagem histórica do uso do ábaco de Gerbert para o ensino de multiplicação tendo como foco o Traité de Gerbert (1843)
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.40035Keywords:
Ábaco de Gerbert., Operação da Multiplicação., História e ensino de Matemática.Abstract
This article deals with a study that articulates history and teaching of mathematics, with the objective of identifying elements of the use of Gerbert's abacus in cases of multiplication of integers that can collaborate in the elaboration of activities for basic education. To this end, a documentary research was carried out from the historical text Traité de Gerbert, in the 1843 version. In view of the historical findings, it was evident that the medieval calculation procedures contained in this source could favor the understanding of the characteristics of the numbering system decimal, as well as the development of different algorithms for the multiplication of numbers, these skills being indicated in Brazilian curriculum documents.
Downloads
Metrics
References
ALBUQUERQUE, Suziê Maria de. Um estudo sobre a articulação contida no Traité de Gerbert (1843) e o ensino na formação de professores de matemática. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federação de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2019.
ANONYMI TRACTATUS DE ABACO ET DE MUSICA. 1001-1100. Disponível em: <http://archivesetmanuscrits.bnf.fr/ark:/12148/cc67965q>. Acesso em: 29 mai. 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2021.
CHASLES, Michael. Règles de l’Abacus (traductionlittérale). In Académie des sciences (France). Comptesrendushebdomadairesdesséances de l'Académiedessciences / publiés... par MM. lessecrétaires. Gauthier-Villars: Paris, 1843, p. 218 - 246. Disponível em: <https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k2976b?rk=21459;2#>. Acesso em: 16 jan. 2021.
GERBERT. Traité de Gerbert. In: Académiedessciences(France). Comptesrendushebdomadairesdesséances de l'Académiedessciences / publiés... par MM. lessecrétaires. Gauthier-Villars: Paris, 1843, p. 281 - 295. Tradução por Michael Chasles. Disponível em: <https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k2976b?rk=21459;2#>. Acesso em: 16jan. 2021.
LE GOFF, Jacques. A Civilização do Ocidente Medieval. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.
MILLES, Polcino César. Contar, calcular, compreender: a aritmética na Idade Média. In: FRANÇA, Amâncio et al. Trivium & Quadrivium: as artes liberais na Idade Média. Cotia: Íbis, 1999.
PEREIRA, Ana Carolina Costa; SAITO, Fumikazu. Os instrumentos matemáticos na interface entre história e ensino de matemática: compreendendo o cenário nacional nos últimos 10 anos. In: SEMINÁRIO CEARENSE DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 3., 2018, Fortaleza. Anais. Fortaleza: Eduece, 2018, p. 1 - 12.
SAITO, Fumikazu. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.
SAITO, Fumikazu. Construindo interfaces entre a história e o ensino da matemática. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 3-19, 2016. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emd/article/view/29002/20273>. Acesso em: 26 dez. 2020.
SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, São Paulo, v. 19, n. 1, p.89-111, 2013.
SILVA, Isabelle Coelho da. Um estudo da incorporação de textos originais para a educação matemática: buscando critérios na articulação entre história e ensino. 2018. 93f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação,