O problema do cachorro e do coelho: uma perseguição a partir de produções de significados
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.38516Keywords:
Analytical Geometry, Linear Approximation, Problem solving, Model of Semantic Fields, Training of Teachers Who Teach MathematicsAbstract
Neste texto, temos o objetivo de apresentar nossas análises das interações ocorridas no processo de resolução do problema do cachorro e do coelho, considerado familiar e não-usual, focados na compreensão do enunciado dele. Essas interações ocorreram no formato remoto, por meio de encontros síncrono e/ou assíncrono com discentes de um curso de Licenciatura em Matemática, de diferentes períodos. Nos baseamos em teorizações sobre resolução de problemas realizadas no âmbito da Educação Matemática e dos documentos curriculares oficiais federais e em alguns pressupostos teóricos do Modelo dos Campos Semânticos. Como resultados apontamos que houve diferentes produções de significados a partir do enunciado do problema, implicando em diferentes produções de conhecimento e, no decorrer das aulas, vimos que havia, ainda, diferentes visões sobre o que significa resolver um problema. Por fim, apontamos a potencialidade do problema ser desenvolvido em outras salas de aula.
Downloads
Metrics
References
AUTORA; AUTOR. [INSERIR DADOS], 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (5ª a 8ª série). Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em 23 jul. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 07 abr. 2022.
FERREIRA, J. C. Quando os Métodos de Euler e de Newton coincidem. Revista Matemática Universitária, v.1, 2021. Disponível em: https://rmu.sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/27/2021/03/3-Quandos-os-m%C3%A9todos-de-Eules-e-Newton-coinciden.pdf. Acesso em 07 abr. 2021.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
LINS, R. C. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Perspectivas em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da Unesp, 1999, p. 75-94.
LINS, R. C. A formação pedagógica em disciplinas de conteúdo matemático nas licenciaturas em matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, [S. l.], n. 18, 2012. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/267. Acesso em: 23 jul. 2022.
LINS, R. C. O modelo dos campos semânticos: estabelecimento e notas de teorizações. In: ANGELO, C. L. et al. (Org.). Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. São Paulo: Midiograf, 2012. p. 11-30.
ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p.199-220.
ONUCHIC, L. R. A resolução de problemas e o trabalho de ensino–aprendizagem na construção dos números e das operações definidas sobre eles. Anais do VIII ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). Meio eletrônico. Recife, 2004.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. A. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. BOLEMA, Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5739. Acesso em: 23 ago. 2021.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. 2 reimpr. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
SCHROEDER, T. L.; LESTER JR, F. K. Developing Understanding in Mathematics via Problem Solving. In: TRAFTON, P. R.; SHULTE, A. P. (Eds.). New Directions for Elementary School Mathematics. Reston: NCTM, 1989. p.31 - 42.
SILVA, A. M. da. Sobre a Dinâmica da Produção de significados para a Matemática. Rio Claro: 2003, 243p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – IGCE/UNESP-Rio Claro. Rio Claro, 2003. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102156. Acesso em: 20 abr. 2022.
STEWART, J. Cálculo: volume 2. São Paulo: Cengage Learning, 2013.