Desempenho de Futuros Professores dos Primeiros Anos Escolares numa Tarefa Envolvendo Relações não Proporcionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.37941

Palavras-chave:

Desempenho; Relações não proporcionais; Futuros professores; Primeiros anos escolares.

Resumo

Neste artigo estuda-se o desempenho de futuros professores dos primeiros anos escolares numa tarefa envolvendo relações não proporcionais. Pretende-se ainda comparar o desempenho verificado neste estudo com o desempenho dos mesmos estudantes em estudos anteriores envolvendo tarefas de proporcionalidade. Participaram no estudo 72 estudantes do 1.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica de uma universidade do norte de Portugal. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário envolvendo razões, proporções, proporcionalidade e não proporcionalidade. Aqui, neste estudo, explora-se uma tarefa envolvendo relações não proporcionais. Dos resultados obtidos, salienta-se um desempenho variável dos estudantes nos itens da tarefa, revelando-se mais difíceis aqueles que envolvem mais do que uma operação aritmética, e a prevalência de estratégias baseadas em operações aritméticas. Comparativamente com as tarefas envolvendo relações de proporcionalidade, na presente tarefa, envolvendo relações não proporcionais, os estudantes tiveram um pior desempenho e poucos deles adotaram a estratégia regra de três simples e aderiram à “ilusão de linearidade”.

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Publicado

2022-06-14

Como Citar

FERNANDES, J. A. Desempenho de Futuros Professores dos Primeiros Anos Escolares numa Tarefa Envolvendo Relações não Proporcionais. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. DOI: 10.34019/2594-4673.2022.v6.37941. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/37941. Acesso em: 20 abr. 2024.

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Artigos