Que número faz sentido? Do preenchimento de lacunas à aprendizagem matemática
Palavras-chave:
Educação Matemática, Resolução de Problemas, Letramento Matemático, Compreensão Matemática, Problemas com LacunasResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir as potencialidades de problemas do tipo “Que número faz sentido?” no contexto da Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e abordagem teórica, fundamentada nas contribuições da Resolução de Problemas como estratégia metodológica para o ensino de Matemática. Um problema do tipo “Que número faz sentido?” consiste em apresentar aos estudantes um enunciado textual com lacunas numéricas e um conjunto de números que devem ser inseridos de modo que a situação descrita faça sentido matemático, linguístico e contextual. A revisão sistemática de literatura revelou uma escassez de produções acadêmicas nacionais sobre o tema, o que motivou a busca por fundamentações na literatura internacional. O estudo evidencia que esse tipo de problema possui potencial didático ao favorecer o aprimoramento da leitura matemática e da argumentação matemática a partir da elaboração e socialização das soluções. Além disso, apresenta versatilidade para abordar conteúdos e habilidades de diferentes unidades temáticas, como Números, Grandezas e Medidas, entre outras. A análise sugere que, ao serem bem planejados e integrados a metodologias de ensino sustentadas na Resolução de Problemas, como a MEAAMaRP e o EAMvRP, os problemas “Que número faz sentido?” podem atuar como ponto de partida para a aprendizagem, promovendo a participação ativa e o desenvolvimento do letramento matemático dos educandos.
Downloads
Metrics
Referências
ALLEVATO, N. S. G. Diferentes tipos de problemas no desenvolvimento de diferentes habilidades de pensamento. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, IX., 2007, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: SCIM-SA, 2007. p. 1-6.
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas? In: ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A (Org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. 2. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
BRITO, A. P. G.; OLIVEIRA, G. S.; SILVA, B. A. A importância da pesquisa bibliográfica no desenvolvimento de pesquisas qualitativas na área de educação. Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo, v. 20, n. 44, p. 1-15, 2021.
CHARLES, R. I. Problem Solving. In: VAN DE WALLE, J. A. et al. Putting Research into Practice. New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2004.
EUGENIO, R. S. Letramento probabilístico nos anos finais do ensino fundamental: um processo de formação dialógica com professores de matemática. 2019. 223 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
FALVO, S. R.; ONUCHIC, L. R.; NUNES, C. B. O raciocínio proporcional: a ’pedra de topo’ na formação de professores dos anos iniciais . Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/46714. Acesso em: 5 jul. 2025.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. DOI: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/4835. Acesso em: 6 jul. 2025.
IMBASSAHY, T, F. V. Revisão taxonômica de hookeriopsis sensu lato (pilotrichaceae, bryophyta). 2009. 120 f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
JONASSEN, D. H. Learning to solve problems: a handbook for designing
problem-solving learning environments. New York: Routledge, 2011.
KAUR, B. Reasoning and communication in the Mathematics classroom – some ‘what’ strategies. In: MAV ANNUAL CONFERENCE, 46., 2009, Melbourne. Proceedings [...]. Melbourne: Mathematical Association of Victoria, 2009. p. 102-110.
KAUR, B. Some “what” strategies that advance reasoning and communication in primary
Mathematics classrooms. In: KAUR, B; TOH, T. L. (Ed.). Reasoning, communication and connections in Mathematics. Singapore: Association of Mathematics Educators, 2012.
KAUR, B.; HAR, Y. B. Pathways to reasoning and communication in the primary school mathematics classroom: a reseacrh for teachers by teachers. Singapore: National Institute of Education, 2009.
LESTER JUNIOR, F. K; D’AMBROSIO, B. A. Tipos de problemas para a instrução matemática no primeiro grau. BOLEMA, Rio Claro, v. 3, n. 4, p. 1-7, 1988.
MINISTRY OF EDUCATION (Singapore). Curriculum Planning and Development Division. Mathematics Syllabus: Primary One to Six. Singapore: MOE, 2023.
MOTTLOVÁ, K.; SLEZÁKOVÁ, J. What number makes sense? Standard word problems with non-standard wording. In: CONGRESS OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR RESEARCH IN MATHEMATICS EDUCATION, 12., 2022, Free University of Bozen-Bolzano. Proceedings [...]. Bozen-Bolzano: ERME, 2022. p. 275-282.
NATIONAL GOVERNORS ASSOCIATION CENTER FOR BEST PRACTICES AND COUNCIL OF CHIEF STATE SCHOOL OFFICERS (United States of America). Common Core State Standards for Mathematics. United States of America: CCSSO - NGA, 2010.
ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em resolução de problemas: caminhos,
avanços e novas perspectivas. BOLEMA, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.
ONUCHIC, L. R.; LEAL JUNIOR, L. C.; PIRONEL, M. (Org.). Perspectivas para Resolução de Problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2017.
PROENÇA, M. C. Resolução de Problemas: encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática em sala de aula. Maringá: Eduem, 2018.
PUHL, C. S. Interagindo com os números complexos: um material potencialmente significativo para acadêmicos de Engenharia. 2021. 301 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.
SIEBERT, D. K. Conducting a timely literature search. In: LEATHAM, K. R. (ed.). Designing, conducting, and publishing quality research in Mathematics Education. Provo, Utah: Springer, 2019. p. 17-30.
SPEEDIE, S. M.; TREFFINGER, D. J.; HOUTZ, J. C. Classification and evaluation of problem-solving tasks. Contemporary Educational Psychology, [s. l.], v. 1, ed. 1, p. 52-75, jan. 1976.
TOH, T. L.; SANTOS-TRIGO, M. CHUA, P. H.; ABDULLAH, N. A.;ZHANG, D.. Problem posing and problem-solving in Mathematics Education: international research and practice trends. Singapore: Springer Nature Singapore, 2023.
VIEIRA, G.; ALLEVATO, N. S. G. Resolução de problemas em sala de aula: modus operandi com vistas à produção de conhecimento matemático. In: PAULA, A. P. M.; FIORENTINI, D.; RIBEIRO, M. (org.). Educação matemática em ação no VII SHIAM: oficina, pôsteres e exposição Malba Tahan. Campinas: Mamoré Educacional, 2021. p. 57-61.
YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
























