Que número faz sentido? Do preenchimento de lacunas à aprendizagem matemática

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Palavras-chave:

Educação Matemática, Resolução de Problemas, Letramento Matemático, Compreensão Matemática, Problemas com Lacunas

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir as potencialidades de problemas do tipo “Que número faz sentido?” no contexto da Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e abordagem teórica, fundamentada nas contribuições da Resolução de Problemas como estratégia metodológica para o ensino de Matemática. Um problema do tipo “Que número faz sentido?” consiste em apresentar aos estudantes um enunciado textual com lacunas numéricas e um conjunto de números que devem ser inseridos de modo que a situação descrita faça sentido matemático, linguístico e contextual. A revisão sistemática de literatura revelou uma escassez de produções acadêmicas nacionais sobre o tema, o que motivou a busca por fundamentações na literatura internacional. O estudo evidencia que esse tipo de problema possui potencial didático ao favorecer o aprimoramento da leitura matemática e da argumentação matemática a partir da elaboração e socialização das soluções. Além disso, apresenta versatilidade para abordar conteúdos e habilidades de diferentes unidades temáticas, como Números, Grandezas e Medidas, entre outras. A análise sugere que, ao serem bem planejados e integrados a metodologias de ensino sustentadas na Resolução de Problemas, como a MEAAMaRP e o EAMvRP, os problemas “Que número faz sentido?” podem atuar como ponto de partida para a aprendizagem, promovendo a participação ativa e o desenvolvimento do letramento matemático dos educandos.

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

VIEIRA, G. Que número faz sentido? Do preenchimento de lacunas à aprendizagem matemática. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49383. Acesso em: 21 dez. 2025.

Edição

Seção

III Simpósio de Resolução de Problemas na Educação Matemática