Uma abordagem de problemas ambientais por meio da Modelagem Matemática
Palavras-chave:
Educação AMbiental, Ensino de Matemática., Resíduos Sólidos, Anos IniciaisResumo
Um dos caminhos para alcançarmos uma harmonização de convívio entre a sociedade e a natureza, apresenta-se no ambiente escolar, o qual possui papel fundamental na abordagem da Educação Ambiental. Nesse sentido, a pesquisa foi norteada pela questão: como trabalhar o tema transversal Meio Ambiente no contexto da Modelagem Matemática na Educação Matemática voltada para os anos iniciais do Ensino Fundamental? Tendo em vista os problemas que envolvem a Educação Ambiental e o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, essa pesquisa teve como objetivo compreender, por meio de problemas ambientais apresentados em determinada comunidade escolar, de que forma a Modelagem Matemática potencializa discutir o tema transversal Meio Ambiente nesse nível de ensino. Este trabalho possui a caracterização da natureza qualitativa, com viés de observação participante e pesquisa de campo. Os dados coletados foram obtidos por meio da aplicação de uma situação-problema relacionada à resíduos sólidos, abordada por meio da Modelagem Matemática e dos registros elaborados pelos alunos de uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Goioerê-PR, durante os meses de novembro e dezembro do ano 2021. A análise dos dados sucedeu-se de acordo com o embasamento teórico adotado, o qual nos auxiliou na compreensão da construção do conhecimento matemático durante o processo de pesquisa. A utilização de tal metodologia proporcionou um ambiente estimulador da busca por conhecimentos novos e observação crítica do ambiente. Além disso, essa pesquisa resultou em um Produto Educacional em forma de Caderno de Atividades, capaz de integrar dados, conceitos matemáticos e a conservação ambiental. Por fim, a proposta de aplicação da Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental mostrou-se vantajosa no sentido de proporcionar um ambiente instigador, tornando o aluno capaz de manipular dados, interpretar, propor resultados e elaborar hipóteses.
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