Potencialidades do Roleplaying Game no ensino de conteúdos matemáticos: um mapeamento de teses e dissertações (2019 a 2023)

A Mapping of Theses and Dissertations (2019 to 2023)

Autores/as

  • Thiago de Vasconcelos Barros Universidade do Estado do Pará https://orcid.org/0009-0006-8548-3778
  • Roberto Paulo Bibas Fialho Universidade do Estado do Pará
  • Miguel Chaquiam Universidade do Estado do Pará

Palabras clave:

Ensino de Matemática, Mapeamento Sistemático, Roleplaying Game

Resumen

Este trabalho apresenta um estudo que busca analisar o uso do Roleplaying Game (RPG) como uma possibilidade metodológica de ensino e aprendizagem de Matemática. Assim, temos como questão norteadora: Qual é o estado atual do conhecimento sobre a interface entre o ensino de matemática e o Roleplaying Game? Para tal, objetivamos apresentar um mapeamento sistemático da literatura acerca de estudos brasileiros – Teses e Dissertações – que proponham possibilidades e potencialidades do uso do Roleplaying Game (RPG) no ensino de Matemática. A abordagem metodológica adotada compreendeu busca, seleção e extração de dados provenientes de teses e dissertações em português e inglês, disponíveis nas plataformas CAPES e BDTD, no período compreendido entre 2019 e 2023, com base nas diretrizes propostas por Kitchenham e Charters (2007). Do conjunto pesquisado, apenas 12 estudos foram selecionados, com o uso do RPG com distintos propósitos, públicos-alvo, métodos, conteúdos e abordagens de pesquisa. Os resultados obtidos proporcionaram uma síntese dos estudos identificados, com destaque para elementos como a distribuição cronológica das pesquisas ao longo do período, a concentração geográfica das investigações, a variedade de conteúdos matemáticos incorporados nas práticas do RPG e os benefícios pedagógicos advindos dessa abordagem. Concluímos, com destaque para o potencial do RPG como ferramenta pedagógica no ensino de matemática, para a compreensão e valorização dessa abordagem.

Descargas

Métricas

PDF views
16
Apr 10 '25Apr 13 '25Apr 16 '25Apr 19 '25Apr 22 '25Apr 25 '25Apr 28 '25May 01 '25May 04 '25May 07 '2510
|

Citas

AIUB, Mariana Maria Rodrigues. Gamificação no ensino de matemática com jogos de "Escape Room" e RPG: percepções sobre suas contribuições e dificuldades. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP., 2020.

ALBINO, Hélio Halley. Gênios do Cálculo RPG: uma ferramenta para o ensino de matemática. 2020. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. ApresentaçãoResultados Saeb e Ideb 2021. 2022. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/institucio nal/apresentacao_saeb_ideb_2021.pdf.>. Acesso em: 10 set. 2024.

CARDOSO, Maria Dolores Costa Lhamas. Um livro/jogo acessível baseado no desenho universal pedagógico para o ensino da matemática. 2023. 254f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.

COSTA, Hugo Leonardo Lopes. Processo de recuperação matemática na educação básica utilizando jogos de RPG. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.

DAMACENO, Cristiano. Um Jogo Sério para o ensino da matemática com foco na cultura africana. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias) - Universidade do Estado de Santa Catarina. 2021.

DERMEVAL, Diego; COELHO, Jorge Artur Peçanha de Miranda.; BITTENCOURT, Ig Ibert. Mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática da Literatura em Informática na Educação. In: JAQUES, Patrícia Augustin et al. (Org.) Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Abordagem Quantitativa. Porto Alegre: SBC, 2020.

ESCOBAR, Karina Marchetti Bonno. Um Jogo que Estimula o Aprendizado da Criptografia RSA. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal Do Espírito Santo, Rio de Janeiro. 2019.

FERNANDES, Alexsandro Marcelino et al. Ypostírixi: modelo de apoio baseado em RPG aventura solo para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem. 2017, 97 f. Dissertação (Mestrado em Informática), Universidade Federal da Paraíba, 2017.

FERRAZ, Tiago Cardoso. A inserção do role playing games no ensino da matemática: uma aplicação em sala de aula. 2023. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2023.

FERREIRA, Tereza Evâny de Lima Renôr. Role Playing Game (RPG): ensino dos elementos da matemática em um curso de administração com base nos princípios da teoria da flexibilidade cognitiva. 2022. 270 f. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. 2022.

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

JUNIOR, Francisco Fabiano Diniz. A matemática (não) é uma disciplina difícil e (nem tampouco) uma ciência exata: derivas de sentidos dos alunos do Ensino Médio. 2018 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade) - Universidade do Vale do Sapucai. 2018.

KITCHENHAM, Barbara; CHARTERS, Stuart. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report, 2007. Disponível em: <https://legacyfileshare.elsevier.com/promis_misc/525444systematicreviewsguide.pdf>. Acesso em: Acesso em: 29 de set. 2024.

MOREIRA, João Marcos Vieira. O significar dos jogos digitais na Educação: paisagens [auto] cartografadas de experimentações prévias. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais. 2022.

NERI, Sarafago Pinto. O livro-jogo no ensino de Matemática: um convite aos cenários para investigação. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal do Rio Grande. 2021.

REIS, Tamisson Santos. Criação de um Sistema de RPG como Ferramenta para o Ensino de Probabilidade. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Minas Gerais. 2022.

RICARDO, Robson. O uso do Role-Playing Game (RPG) como ferramenta motivacional no ensino da Matemática. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.

SCHMIT, Wagner Luiz. RPG e educação: alguns apontamentos teóricos. 2008. 268 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação, Universidade Estadual de Londrina. Londrina. 2008.

Publicado

2025-04-09

Cómo citar

BARROS, T. de V. .; FIALHO, R. P. B. .; CHAQUIAM, M. Potencialidades do Roleplaying Game no ensino de conteúdos matemáticos: um mapeamento de teses e dissertações (2019 a 2023): A Mapping of Theses and Dissertations (2019 to 2023). Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/46544. Acesso em: 17 abr. 2025.