A Engenharia Didática como metodologia em pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática

Autores

Palavras-chave:

Didática da Matemática Francesa, Engenharia Didática, Pesquisas, Grupo de Pesquisa Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática, Levantamento.

Resumo

O presente artigo visa analisar pesquisas produzidas no âmbito do Grupo de Pesquisa “Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática” que vem realizando estudos e produções científicas adotando Teorias da Didática da Matemática Francesa, especialmente a Engenharia Didática (Artigue 1988), que vem sendo utilizada como metodologia de ensino e pesquisa por professores em formação inicial e continuada em diferentes âmbitos e contextos. Dessa forma, por meio da metanálise qualitativa, tornou-se possível evidenciar que as pesquisas desenvolvidas trouxeram contribuições e tendências que potencializaram as análises dos dados realizadas em diferentes níveis e processos formativos, proporcionando a imersão dos integrantes do grupo em variados contextos de práticas profissionais no locus dessas pesquisas.  Foram geradas reflexões para o planejamento de ações das situações didáticas a partir dos cenários que a Engenharia Didática permitiu elucidar em suas diferentes fases e repercussões sobre a análise do currículo prescrito, que tornaram possível problematizar e discutir processos de reformas e confirmar as variadas hipóteses levantadas na fase de análise a priori dessas pesquisas. Como tendências, os resultados apontam o ensino com recursos em ambientes digitais por meio de  atividades plugadas e desplugadas; a demanda de estudos no intuito de mitigar demandas de pesquisas sobre o Pensamento Computacional e Matemática; pesquisas nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e nos cursos de formação inicial e continuada de professores, que vem suscitando e ainda podem gerar experimentações e práticas profissionais exitosas no Ensino de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. Recherches em Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 9.3, p. 281-3008, 1988. Disponível em: https://revue-rdm.com/1988/ingenierie-didactique-2/ Acesso em 23 jun. 2024.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Trad. de Luíz Antero Reto e Augusto Pinheiro. 3. reimp. 1. ed. rev. e aum. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL, L. S. Criatividade e Resolução De Problemas: O Ensino Da Matemática por meio da Lógica Programacional. Dissertação em desenvolvimento (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2024. No prelo.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (versão preliminar). Brasília: MEC/SEB, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 25 jul. 2024.

CRUZ, R. M. Uma pletora de poliedros: explorando poliedros regulares com a metodologia da engenharia didática. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Fluminense/ Instituto Noroeste Fluminense de Educação Superior (UFF/Infes). Santo Antônio de Pádua, 2016.

FIORENTINI, D. A Investigação em Educação Matemática desde a perspectiva acadêmica e profissional: desafios e possibilidades de aproximação. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, v.8, 11. ed., 2014. p. 61-82. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/cifem/article/view/14711. Acesso em 28 jun. 2024.

KIEFER, J. G.; MARIANI, R. C. P. Mapeamento de pesquisas em Educação Matemática na perspectiva da metanálise a partir da BDTD (2008 - 2019): considerações sobre conceitos de área e perímetro. Educação Matemática Pesquisa -Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 22, n. 3, p. 399–428, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2020v22i3p399-428. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/50486 . Acesso em: 23 jul. 2024.

MACHADO, S. D. A. Engenharia Didática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara. (Org.) Educação Matemática: uma (nova) introdução. São Paulo. EDUC, 2016, p. 233-247.

POMMER, W. M. A Engenharia Didática em sala de aula: Elementos básicos e uma ilustração envolvendo as Equações Diofantinas Lineares. São Paulo: [s.n.], 2013. Disponível em: https://silo.tips/download/wagner-marcelo-pommer-a-engenharia-didatica-em-sala-de-aula-elementos-basicos-e. Acesso em: 27 jun. 2024.

SKOVSMOSE, O. Cenários de investigação. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP) n.14, p. 66-91, 2000. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10635 . Acesso em: 20 jul. 2024.

SOUZA, M. S. Jogo Computacional Georun via Scratch para análise do desenvolvimento Geométrico: Um Estudo De Caso Por Meio Da Engenharia Didática. Monografia de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017.

TOSTES, D. V. F. Proposta de utilização do complemento Flubaroo para avaliação em Geometria Analítica: um estudo de caso. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

DIAS, M. de O. A Engenharia Didática como metodologia em pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45368. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Didática da Matemática Francesa