Explorando a Estatística Visual: Criando e Interpretando Gráficos

Autores

Palavras-chave:

Matemática, Gráficos, LEM, Estatística, Letramento

Resumo

O presente artigo tem como propósito analisar a habilidade dos estudantes de Licenciatura em Matemática na identificação de erros e características corretas em gráficos estatísticos na disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), da Universidade Federal de Pelotas. Foi realizada uma atividade com o objetivo de instrumentalizar os alunos a distinguirem gráficos corretos e incorretos, bem como construí-los, a fim de permitir que os colegas realizassem essa diferenciação. A partir da perspectiva da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, e com o uso da Metodologia de Análise de Erros integrada à Análise de Conteúdo, foram estudadas as respostas dos estudantes a problemas envolvendo atividades de Laboratório de Matemática e Estatística. A análise dos resultados revelou que, apesar dos estudantes apresentarem um bom domínio dos conceitos básicos relacionados à representação gráfica, ainda há a necessidade de aprimoramento em termos de interpretação e análise estatística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Letícia Barros Dias Soares, Universidade Federal de Pelotas

Sou Licencianda em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas, com experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Além disso, participei ativamente do programa de Iniciação Científica, focando na história da educação matemática no Rio Grande do Sul. Atualmente, estou envolvida no projeto de extensão 'Educação 5.0 na Escola' e no projeto de ensino 'Laboratório de Estudos e Investigação de Aprendizagem Autorregulada'. Adicionalmente, integro o programa de Iniciação Científica em Modelagem de Sistemas para Uso Eficiente de Energia.

Helena Duarte Vilela, Universidade Federal de Pelotas

Licencianda em matemática pela Universidade Federal de Pelotas, participou do pibid ( programa de iniciação científica), do projeto de extensão Matemática na Escola e matemática na comunidade, e atualmente é bolsista fapergs e participou do projeto de extensão educação 5.0 na escola

Rita de Cássia de Souza Soares Ramos, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação em Ciências. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Psicopedagoga. Pedagoga. Licenciada em Matemática. Professora Adjunta do Departamento de Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora do Laboratório Multilinguagens e do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores na UFPel LIFE/CAPES

Referências

CAMEVALE, A.P., Gainer, L.J. & Meltzer, A.S. (1990). Workplace basics: The essential

skills employers want. San Francisco: Jossey-Bass

CAZORLA, Irene Mauricio. C319r A relação entre a habilidade viso-pictórica e o

domínio de conceitos estatísticos na leitura de gráficos / Irene Maurício Cazorla.--. –

Campinas, SP: [s.n.], 2002

COSTA JÚNIOR, José Roberto. Compreensões de Letramento Estatístico entre

Licenciandos de Matemática: explorando dimensões críticas em situação de formação.

Tese de doutorado. Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Programa de

Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Recife, 2019. Disponível em:

https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37704/1/TESE%20Jos%c3%a9%20Roberto%

Costa%20J%c3%banior.pdf.

DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: Registros semióticos e aprendizagens

intelectuais. Trad. Lênio Fernandes Levy e Marisa Rosâni Abreu Silveira. São Paulo: Editora

Livraria da Física, 2009.

DUVAL, R. Registros de Representações Semióticas e funcionamento Cognitivo da

compreensão em Matemática. In: MACHADO, S. D. A. (Org.).Aprendizagem em

Matemática –registros de representação semiótica. 7.ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

p.11-33.

GAL, I. Adults‟ statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International

statistical review, v. 70, n. 1, p. 1-25. 2002.

PACKER, A. (1997). Mathematical Competencies that employers expect. In Ully numbers

count: Quantitative literacy forto~llorrow's America, Ed. L.A. Steen, pp. 137-154. New York:

The College Board.

KOSONEN, P.; WHINNE, P. H. Efeitos do ensino de leis estatísticas no raciocínio sobre

problemas cotidianos. Journal of Education Psychology, São Paulo, v. 87, n. 1, p. 33-46,

UTSUMI, Mirian Cardoso (Organizadora). Entrelaçando Saberes - Contribuições para a

Formação de Professores e as Práticas Escolares. Editora Insular, 2002. ISBN:

-7474-130-2. Páginas: 200. Peso: 325g.

Downloads

Publicado

2024-06-12

Como Citar

SOARES, L. B. D.; VILELA, H. D.; RAMOS, R. de C. de S. S. Explorando a Estatística Visual: Criando e Interpretando Gráficos. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/44114. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência