Explorando a Estatística Visual: Criando e Interpretando Gráficos
Palavras-chave:
Matemática, Gráficos, LEM, Estatística, LetramentoResumo
O presente artigo tem como propósito analisar a habilidade dos estudantes de Licenciatura em Matemática na identificação de erros e características corretas em gráficos estatísticos na disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), da Universidade Federal de Pelotas. Foi realizada uma atividade com o objetivo de instrumentalizar os alunos a distinguirem gráficos corretos e incorretos, bem como construí-los, a fim de permitir que os colegas realizassem essa diferenciação. A partir da perspectiva da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, e com o uso da Metodologia de Análise de Erros integrada à Análise de Conteúdo, foram estudadas as respostas dos estudantes a problemas envolvendo atividades de Laboratório de Matemática e Estatística. A análise dos resultados revelou que, apesar dos estudantes apresentarem um bom domínio dos conceitos básicos relacionados à representação gráfica, ainda há a necessidade de aprimoramento em termos de interpretação e análise estatística.
Downloads
Metrics
Referências
CAMEVALE, A.P., Gainer, L.J. & Meltzer, A.S. (1990). Workplace basics: The essential
skills employers want. San Francisco: Jossey-Bass
CAZORLA, Irene Mauricio. C319r A relação entre a habilidade viso-pictórica e o
domínio de conceitos estatísticos na leitura de gráficos / Irene Maurício Cazorla.--. –
Campinas, SP: [s.n.], 2002
COSTA JÚNIOR, José Roberto. Compreensões de Letramento Estatístico entre
Licenciandos de Matemática: explorando dimensões críticas em situação de formação.
Tese de doutorado. Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Programa de
Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Recife, 2019. Disponível em:
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/37704/1/TESE%20Jos%c3%a9%20Roberto%
Costa%20J%c3%banior.pdf.
DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: Registros semióticos e aprendizagens
intelectuais. Trad. Lênio Fernandes Levy e Marisa Rosâni Abreu Silveira. São Paulo: Editora
Livraria da Física, 2009.
DUVAL, R. Registros de Representações Semióticas e funcionamento Cognitivo da
compreensão em Matemática. In: MACHADO, S. D. A. (Org.).Aprendizagem em
Matemática –registros de representação semiótica. 7.ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.
p.11-33.
GAL, I. Adults‟ statistical literacy: meanings, components, responsibilities. International
statistical review, v. 70, n. 1, p. 1-25. 2002.
PACKER, A. (1997). Mathematical Competencies that employers expect. In Ully numbers
count: Quantitative literacy forto~llorrow's America, Ed. L.A. Steen, pp. 137-154. New York:
The College Board.
KOSONEN, P.; WHINNE, P. H. Efeitos do ensino de leis estatísticas no raciocínio sobre
problemas cotidianos. Journal of Education Psychology, São Paulo, v. 87, n. 1, p. 33-46,
UTSUMI, Mirian Cardoso (Organizadora). Entrelaçando Saberes - Contribuições para a
Formação de Professores e as Práticas Escolares. Editora Insular, 2002. ISBN:
-7474-130-2. Páginas: 200. Peso: 325g.