Mulheres matemáticas: trajetórias de vida de egressas do IFMA Campus Buriticupu sob a perspectiva dos estudos de gênero

Autores

Palavras-chave:

Mulheres na Matemática; Questões de Gênero; História de Vida; IFMA.

Resumo

O presente estudo relata a trajetória acadêmica de mulheres que concluíram o curso de Matemática, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Buriticupu, entre os anos de 2014 e 2022, utilizando os estudos de gênero como instrumento de análise. Este estudo busca elucidar as vivências de mulheres na matemática, destacando suas táticas e estratégias, evidenciado redes de apoio e aliados, sob a perspectiva dos desafios e das vitórias, objetivando fomentar debates sobre equidade de gênero no ambiente acadêmico e fortalecer a representatividade feminina na Matemática. Adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, apoiou-se nos pensamentos de Spindola e Santos (2003) com aplicação da metodologia da História de Vida, ressaltando a narrativa e a subjetividade dessas experiências. O estabelecimento de redes de apoio revela-se crucial para a superação de desafios. As vivências de Flávia, Marta e Laura (nomes fictícios) enfatizaram a importância de ambientes de apoio (emocional, técnico, pedagógico, familiar, científico) para o êxito acadêmico e a promoção da equidade de gênero nas instituições escolares.

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Biografia do Autor

Antonia Thalia da Silva dos Santos, IFMA

Mestranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa NIEMS (Núcleo de Investigações em Educação Matemática e Sociedade) do PPGEduMat/UFMS.  Lattes:http://lattes.cnpq.br/7235951289319709. ORCID:https://orcid.org/0009-0008-8740-1902.

Francisca Márcia Costa de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Mestra em História do Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Lattes: http://lattes.cnpq.br/2931497013763179. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3856-1589. E-mail:francisca.souza@ifma.edu.br

Gabriella da Silva Mendes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde, pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde (PPGECS), e editora da Página de Divulgação Científica e História da Ciência: Meninas na Ciência. E-mail: gabiufrj1@gmail.com. lattes:http://lattes.cnpq.br/1421538301501842

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Publicado

2024-04-15

Como Citar

SANTOS, A. T. da S. dos; SOUZA, F. M. C. de; MENDES, G. da S. . Mulheres matemáticas: trajetórias de vida de egressas do IFMA Campus Buriticupu sob a perspectiva dos estudos de gênero. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/43080. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos