Mulheres matemáticas: trajetórias de vida de egressas do IFMA Campus Buriticupu sob a perspectiva dos estudos de gênero
Palavras-chave:
Mulheres na Matemática; Questões de Gênero; História de Vida; IFMA.Resumo
O presente estudo relata a trajetória acadêmica de mulheres que concluíram o curso de Matemática, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Buriticupu, entre os anos de 2014 e 2022, utilizando os estudos de gênero como instrumento de análise. Este estudo busca elucidar as vivências de mulheres na matemática, destacando suas táticas e estratégias, evidenciado redes de apoio e aliados, sob a perspectiva dos desafios e das vitórias, objetivando fomentar debates sobre equidade de gênero no ambiente acadêmico e fortalecer a representatividade feminina na Matemática. Adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, apoiou-se nos pensamentos de Spindola e Santos (2003) com aplicação da metodologia da História de Vida, ressaltando a narrativa e a subjetividade dessas experiências. O estabelecimento de redes de apoio revela-se crucial para a superação de desafios. As vivências de Flávia, Marta e Laura (nomes fictícios) enfatizaram a importância de ambientes de apoio (emocional, técnico, pedagógico, familiar, científico) para o êxito acadêmico e a promoção da equidade de gênero nas instituições escolares.
Downloads
Metrics
Referências
ALMEIDA, J. S.; SOARES, M. Mudaram os tempos; mudaram as mulheres? Memórias de professoras do Ensino Superior. Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 17, n. 2, p. 557-580, jul. 2012. https://doi.org/10.1590/S1414-40772012000200013.
ASSIS, E. S. As Relações de Gênero na Licenciatura em Matemática. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, v. 9, n. 1, pág. 54, 2020. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/6921 . Acesso em: 25 jun. 2023.
BARROS, M. N. C. Incentivo da mulher à prática e estudo das ciências e matemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43348. Acesso em: 24. mai. 2023.
BEAUVOIR, S. O Segundo Sexo: Fatos e Mitos. 4 ed. Difusão Européia do Livro, 1949.
BOURDIEU, P. A Dominação Masculina. Tradução: Maria Helena Kühner. 2ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
BUTLER, J. Gender trouble: Feminism and the subversion of identity. Routledge, 1990.
COLLINS, P. H.; BILGE, S. Interseccionalidade. Tradução: Rane Souza. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
CORDEIRO, J. C. A.; BARBOZA, P. L. Nos Embaraços da Interdição: Desvelando Discursos acerca da Mulher com a Matemática. e-Mosaicos, v. 10, n. 23, p. 131–147, 2021. Disponível em:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/53641. Acesso em: 24 jun. 2023.
CORREIA, A; MESQUITA, A. Os estudantes adultos não tradicionais e a aprendizagem no Ensino Superior: linhas orientadoras para uma melhor integração destes novos públicos. Artigo submetido à 6ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, 26-28, ESTG, Bragança. 2005. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/302859258.pdf. Acesso em: 13 out. 2023.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas foram denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, pág. 257–272, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000300013&lng=pt&tlng=pt . Acesso em: 18 jun. 2023.
FLÁVIA. Entrevista: [out. 2023]. Entrevistadora: SANTOS, A. T. S. Buriticupu, 2023. 1 arquivo .mp3 (104 min.).
GONÇALVES, B. M. V., SILVA, P. A. GONÇALVES, B. M. V., FROTA, D. A. CARDOSO, M. B. Mulheres na Ciência e Matemática: o que Dizem as Teses e Dissertações. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, v. 15, n. 3, p. 364–372, 2023. Disponível em: https://jieem.pgsskroton.com.br/article/view/9791. Acesso em: 18 jun. 2023.
HECK, M. F.; PRETTO, V. "Reflexões sobre as Intrínsecas Relações entre Gênero e a Matemática". Vivências. Revista Eletrônica De Extensão Da URI, 2018. Disponível em: http://www2.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_026/artigos/pdf/Artigo_24.pdf . Acesso em: 18 jun. 2023.
HOOKS, B. Feminist Theory: From Margin to Center. South End Press, 1984.
IFMA. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - Buriticupu, 2014. Projeto de curso de licenciatura em matemática. Disponível em:https://buriticupu.ifma.edu.br/wp-content/uploads/sites/16/2019/03/PPC-LICENCIATURA-EM-MATEM%C3%81TICA-IFMA-BURITICUPU.pdf . Acesso em: 12 out. 2023.
JULIANO, M. C. C.; YUNES, M. A. M. Reflexões sobre rede de apoio social como mecanismo de proteção e promoção de resiliência. Revista Ambiente & Sociedade, v. 3, pág. 135–154, conjunto. 2014.https://doi.org/10.1590/S1414-753X2014000300009.
JUNGES, D. L. V.; ROSA, L. P.; CONTE, A. R. Mulheres matemáticas: esse assunto está em pauta? Educação, Ciência e Cultura, v. 26, n. 3, 2021. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/7737. Acesso em: 18 jun. 2023.
LAURA, Entrevista: [out. 2023]. Entrevistadora: SANTOS, A. T. S. Buriticupu, 2023. 1 arquivo .mp3 (72 min.).
LIMA, R. B. Estudos Culturais e Literatura Oral do planejamento à transcrição, textualização e transcriação. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(2). 2017. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1054. Acesso em: 18 out. 2023.
MARQUES, E. L. G.; PINHEIRO, J. M. L. Lugar de mulher é... também na matemática: compreensões a partir da perspectiva da Educação Matemática Crítica. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 24, n. 3, pág. 558–590, 2022. Disponível em:https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/59205. Acesso em: 18 jun. 2023.
MARTA. Entrevista: [out. 2023]. Entrevistadora: SANTOS, A. T. S. Buriticupu, 2023. 1 arquivo .mp3 (77 min.).
MELO, C. I. B. de. Relações de gênero na matemática: o processo histórico-social de afastamento das mulheres e algumas bravas transgressoras. Revista Ártemis, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 189–200, 2018. https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.34424.
MOSCHKOVICH, M.; ALMEIDA, A. M. F. Desigualdades de gênero na carreira acadêmica no Brasil. Dados, v. 58, n. 3, pág. 749–789, conjunto. 2015. https://doi.org/10.1590/00115258201558.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Sobre o nosso trabalho para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil. Brasília: Casa ONU Brasil, 2012. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 24 mai. 2023.
OLIVEIRA-SILVA, L. C.; PARREIRA, V. A. D. “Barreiras e enfrentamentos de mulheres em carreiras predominantemente masculinas”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 30, n. 1, e74161, 2022. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n174161.
SÍGOLO, V. M.; GAVA, T.; UNBEHAUM, S. Equidade de gênero na educação e nas ciências: novos desafios no Brasil atual. Cadernos Pagu, n. 63, e216317, 2021. https://doi.org/10.1590/18094449202100630017.
SILVEIRA, N. S. S.; GUSMÃO, T. C. R. S.; JARDIM, S. R. M.; et al. Elementos que condicionam a presença de mulheres mo âmbito da Educação Matemática na Bahia: uma análise com base nas relações sociais de gênero. Revista de História da Educação Matemática, v. 9, p. 1–20, 2023. Disponível em: https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/533. Acesso em: 25 jun. 2023.
SOUZA, J. B.; LOGUERCIO, R. Q. Fome de quê? A [in]visibilidade de meninas e mulheres interditadas de atuarem na Educação das áreas Exatas. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, p. e21069, 2021. https://doi.org/10.1590/1516-731320210069.
SOUZA, L. G. R.; OLIVEIRA, M. A. A Matemática Como Discurso: uma análise da relação mulher-matemática na obra O Homem Que Calculava, de Malba Tahan. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 33, p. 871–891, 2019. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a21.
SPINDOLA, T.; SANTOS, R.D.S. Trabalhando com a história de vida: percalços de uma pesquisa(dora?). Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 2, pág. 119–126, jun. 2003. https://doi.org/10.1590/S0080-62342003000200014.
YIN. Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed., Porto Alegre: Bookman, 2005.