Prática Pedagógica de Professores de Matemática numa perspectiva emancipatória e reflexiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.40523

Palavras-chave:

Formação Inicial, Iniciação à docência, Prática docente, PIBID, Saberes docentes

Resumo

Este trabalho apresenta reflexões de um estudo realizado em uma pesquisa em andamento, do Curso de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Educação Matemática, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Serão discutidos os temas formação inicial docente, saberes docentes e prática pedagógica de professores que ensinam Matemática, a partir dos quais o referencial teórico da pesquisa está sendo constituído. O estudo se pautou em autores e autoras como André (2009, 2010, 2018), Gatti (2014), Tardif (2012), Tardif e Raymond (2000), Pimenta (1999), Mizukami (2013), Franco (2016), Fiorentini e Oliveira (2013), Caldeira e Zaidan (2010), Vieira e Zaidan (2013), dentre outros. Verificou-se a necessidade, sobretudo na formação inicial do professor, de analisar e discutir a prática social do educador matemático, refletir sobre a matemática trabalhada no âmbito escolar e valorizar a experiência dos pares como uma fonte de aprendizagem do trabalho docente. Nesse sentido, Programas voltados à formação inicial do futuro professor, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que contextualizem o trabalho docente, se configuram como importantes políticas públicas capazes de possibilitar aos futuros professores a mobilização dos saberes docentes e o desenvolvimento de uma prática pedagógica intencional, reflexiva e emancipatória, rompendo com a tendência que, infelizmente, ainda impera na sala de aula, de um ensino de matemática engessado e mecanizado.

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Biografia do Autor

Fabiana de Castro Silva, Universidade Federal do Mato Grosso

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) no Campus de Barra de Bugres, com especialização em Docência em Matemática e Práticas Pedagógicas pela Universidade Candido Mendes. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na linha de pesquisa Educação em Ciências e Educação Matemática. Professora de Matemática da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso (SEDUC - MT) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática dos Anos Iniciais - GRUPEMAI, da Universidade Federal de Mato Grosso.

Sueli Fanizzi, Universidade Federal do Mato Grosso

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área temática Ensino de Ciências e Matemática. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Professora Adjunta do Departamento de Ensino e Organização Escolar do Instituto de Educação, na mesma Universidade (Campus Cuiabá), atuando como docente no Curso de Pedagogia, nas áreas de Educação Matemática e Estágio Supervisionado. Foi professora contratada pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, em 2016 e 2017. Coordenadora de Projetos de Pesquisa e de Extensão, de abrangência local e nacional, voltados à formação de professores que ensinam Matemática e à aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Coordenadora do GRUPEMAI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática dos Anos Iniciais, da Universidade Federal de Mato Grosso. Autora da Coleção Porta Aberta para o Mundo - Ciências, da Editora FTD Educação. 

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

SILVA, F. de C. .; FANIZZI, S. Prática Pedagógica de Professores de Matemática numa perspectiva emancipatória e reflexiva. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.34019/2594-4673.2023.v7.40523. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/40523. Acesso em: 29 abr. 2024.

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Artigos