Educação Estatística no Ensino Médio: A Leitura de Gráficos
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.39355Palavras-chave:
Educação Matemática, Educação Estatística, Leitura e análise de gráficos, Produção de significados, Ensino médioResumo
Neste artigo, apresentamos um estudo sobre a leitura de gráficos estatísticos em uma sala de aula com o objetivo de analisar a produção de significados dos alunos envolvidos na resolução de tarefas. A investigação de cunho qualitativo foi referenciada teoricamente pelo Modelo dos Campos Semânticos, que possibilitou a análise das ações enunciativas dos estudantes do ensino médio de uma escola pública da rede estadual na cidade de Juiz de Fora (MG). A análise evidenciou que as tarefas cumpriram a função de estimular os estudantes a produzir significados indicando um processo de aprendizagem que foi desencadeado a partir da leitura de dados estatísticos expressos por gráficos.
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