Conhecimento de Futuros Professores em Probabilidades: relacionar acontecimentos disjuntos e complementares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.38955

Palavras-chave:

Probabilidades, Acontecimentos disjuntos e complementares, Futuros professores, Primeiros anos escolares

Resumo

No artigo estuda-se o conhecimento de estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, sobre relações entre acontecimentos disjuntos e complementares a partir dos três objetivos: 1) Estudar o desempenho dos estudantes no reconhecimento da verdade/falsidade das relações enunciadas entre acontecimentos disjuntos e complementares; 2) Caracterizar as justificações apresentadas pelos estudantes para afirmar a verdade/falsidade das relações enunciadas; e 3) Retirar consequências para a formação em Probabilidades dos futuros professores dos primeiros anos. Participaram no estudo 37 estudantes do 2.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica, que frequentavam uma universidade do norte de Portugal. Os dados do estudo são as respostas dadas pelos estudantes a uma tarefa envolvendo relações entre acontecimentos disjuntos e complementares. Em termos de resultados, verificou-se um desempenho razoável dos estudantes em termos da verdade/falsidade das relações, o qual se agravou muito em termos de justificações.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

FERNANDES, J. A.; OLIVEIRA JÚNIOR , A. P. Conhecimento de Futuros Professores em Probabilidades: relacionar acontecimentos disjuntos e complementares. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.34019/2594-4673.2023.v7.38955. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38955. Acesso em: 16 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos