Um olhar sobre os Procedimentos Metodológicos nas Pesquisas que aplicam o Modelo dos Campos Semânticos na Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.38729Palavras-chave:
Leitura e escrita no ensino da Matemática, Modelo dos Campos Semânticos, Educação Matemática, Metodologia da Pesquisa, Análise de dadosResumo
Este artigo trata-se de uma pesquisa que apresenta uma abordagem qualitativa, com elementos do estado do conhecimento, de acordo com Morosini (2015). Teve por objetivo compreender quais os procedimentos metodológicos utilizados nas pesquisas que aplicam o Modelo dos Campos Semânticos (MCS) a fim de ampliar a compreensão de sua aplicação no desenvolvimento da pesquisa de mestrado em andamento, que tem como temática a “leitura e escrita no ensino da Matemática”. Para tal, pesquisou-se no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) trabalhos que versam sobre a leitura e escrita no ensino da Matemática, assim como, realizou-se uma busca no acervo digital do Sigma-t - Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Matemática, a fim de localizar as pesquisas que utilizam o Modelo dos Campos Semânticos. Após a seleção e organização dos dados, deu-se início à análise descritiva que consistiu em identificar os procedimentos metodológicos adotados nas pesquisas. Ao final, foi possível identificar quais as abordagens e métodos que os pesquisadores utilizaram nas pesquisas e inferir que é possível aplicar o MCS nas pesquisas sobre leitura e escrita no ensino da Matemática, contribuindo de forma mais expressiva para a etapa de análise de dados, na qual podem ser adotadas as leituras: plausível ou positiva.
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Referências
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