Um olhar sobre os Procedimentos Metodológicos nas Pesquisas que aplicam o Modelo dos Campos Semânticos na Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.38729Palabras clave:
Leitura e escrita no ensino da Matemática, Modelo dos Campos Semânticos, Educação Matemática, Metodologia da Pesquisa, Análise de dadosResumen
Este artigo trata-se de uma pesquisa que apresenta uma abordagem qualitativa, com elementos do estado do conhecimento, de acordo com Morosini (2015). Teve por objetivo compreender quais os procedimentos metodológicos utilizados nas pesquisas que aplicam o Modelo dos Campos Semânticos (MCS) a fim de ampliar a compreensão de sua aplicação no desenvolvimento da pesquisa de mestrado em andamento, que tem como temática a “leitura e escrita no ensino da Matemática”. Para tal, pesquisou-se no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) trabalhos que versam sobre a leitura e escrita no ensino da Matemática, assim como, realizou-se uma busca no acervo digital do Sigma-t - Rede de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Matemática, a fim de localizar as pesquisas que utilizam o Modelo dos Campos Semânticos. Após a seleção e organização dos dados, deu-se início à análise descritiva que consistiu em identificar os procedimentos metodológicos adotados nas pesquisas. Ao final, foi possível identificar quais as abordagens e métodos que os pesquisadores utilizaram nas pesquisas e inferir que é possível aplicar o MCS nas pesquisas sobre leitura e escrita no ensino da Matemática, contribuindo de forma mais expressiva para a etapa de análise de dados, na qual podem ser adotadas as leituras: plausível ou positiva.
Descargas
Métricas
Citas
ANGELO, C. L. Uma leitura das falas de alunos do ensino fundamental sobre a aula de Matemática. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 2012.
BORBA, M. de C.; ARAÚJO, J. de L. Pesquisa qualitativa em Educação Matemática: notas introdutórias. In BORBA, M. de C.; ARAÚJO, J. de L. (Org.). Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. 5ª edição, São Paulo: Autêntica, 2004.
CANDIDO, L. S. Uma construção histórica do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal de Rondônia Campus de Ji-paraná. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 2015.
DANYLUK, O. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. 2ª edição. Porto Alegre: Ediupf, 2002.
FRANCISCO, C. A. Uma leitura da prática profissional do professor de Matemática. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 2009.
LINS, R. C. Por que discutir Teoria do Conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. Rio Claro: Editora UNESP, 1999. p. 75 – 94.
_______. Modelo dos Campo Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. Org. Claudia Laus Angelo [et al.]. São Paulo: Midiograf, 2012.
MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. In: Revista do Centro de Educação UFSM. Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015.
PAULO, J. P. A. de. Contando uma história: ficcionando uma dissertação sobre a relação entre professor e aluno. Dissertação (mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, 2016.