O problema do cachorro e do coelho: uma perseguição a partir de produções de significados
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.38516Palavras-chave:
Geometria Analítica, Aproximação Linear, Resolução de Problemas, Modelo dos Campos Semânticos, Formação de Professores que Ensinam MatemáticaResumo
Neste texto, temos o objetivo de apresentar nossas análises das interações ocorridas no processo de resolução do problema do cachorro e do coelho, considerado familiar e não-usual, focados na compreensão do enunciado dele. Essas interações ocorreram no formato remoto, por meio de encontros síncrono e/ou assíncrono com discentes de um curso de Licenciatura em Matemática, de diferentes períodos. Nos baseamos em teorizações sobre resolução de problemas realizadas no âmbito da Educação Matemática e dos documentos curriculares oficiais federais e em alguns pressupostos teóricos do Modelo dos Campos Semânticos. Como resultados apontamos que houve diferentes produções de significados a partir do enunciado do problema, implicando em diferentes produções de conhecimento e, no decorrer das aulas, vimos que havia, ainda, diferentes visões sobre o que significa resolver um problema. Por fim, apontamos a potencialidade do problema ser desenvolvido em outras salas de aula.
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