Arestas em números tetraédricos, recursividade e modos de produção de significados: uma análise epistemológica a partir do Modelo dos Campos Semânticos em um processo de formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.38435Palavras-chave:
Números tetraédricos; Modelo dos Campos Semânticos; Formação de Professores; Pensamento recursivo; aritmética pitagórica.Resumo
O presente artigo apresenta uma análise epistemológica, à luz do Modelo dos Campos Semânticos, de um processo de interação face a face advindo de uma prática educativa investigativa, ocorrida em um encontro híbrido do curso de formação denominado Práticas educativas investigativas envolvendo sequências e recursividade, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática. Como um dos resultados destaca-se a relevância de efetuar leituras plausíveis, como um dispositivo tático e estratégico à dialogicidade, com vistas ao desenvolvimento de um exercício diário para o professor, com o propósito de se combater a proposta positivista de meritocracia, constituindo-se como uma prática à empatia e do respeito ao estudante, logo aos processos de ensino e de aprendizagem.
Downloads
Metrics
Referências
ALMEIDA, M. de C. Platão Redimido: A Teoria dos Números Figurados na Ciência Antiga & Moderna. Curitiba: Champagnat, 2002. (Coleção Exatas, 2).
ANDRADE, F. N. de. Significados produzidos a respeito de vieses entre triângulo de pascal, números tetraédricos e figurados triangulares em um processo de formação de professores de matemática. 2021. 127 p. Monografia de Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória, 2021.
CHAVES, R.; ZOCOLOTTI, A. K.; MARQUES, F. S. Práticas educativas investigativas envolvendo sequências e recursividade. 15p. Proposta de curso de extensão. Diretoria de Extensão. Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória, 2022. In: <https://vitoria.ifes.edu.br/extensao/2-uncategorised/18030-praticas-educativas-investigativas-envolvendo-sequencias-e-recursividade>.
CHAVES, R.; ANDRADE, F. N. de; DUTRA, T. M. de S. Noções categorias no Modelo dos Campos Semânticos a partir de vieses entre triângulo de Pascal, números tetraédricos e números figurados triangulares. Ridema: Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática. Juiz de Fora, v. 5, n. 1, p. 1-27, Jan. – Dez., 2021.
CHAVES, R.; ZOCOLOTTI, A. K.; MARQUES, F. S. Práticas educativas investigativas envolvendo sequências e recursividade. Proposta de curso de extensão. Diretoria de Extensão, Instituto Federal do Espírito Santo, edital 001/2022, campus Vitória, 2022. In: < https://vitoria.ifes.edu.br/editais-do-campus/17937-direx-edital-01-2022 >. Acesso em 09 jul. 2022.
CHAVES, R.; SAD, L. A.; ZOCOLOTTI, A. K.; DOMINGUES, D. P.; VICTOR, D. A. Pitagorismo: bases históricas, filosóficas, epistemológicas e práticas. 26 p. Projeto de Pesquisa. Instituto Federal do Espírito Santo. Sistema Integrado de Gerenciamento da Pesquisa do Ifes. Vitória, 2021. In: < https://sigpesq.ifes.edu.br/>.
CHAVES, R.; ZOCOLOTTI, A. K. Pitágoras: em (e além do) teorema. 24 p. Projeto de Pesquisa. Projeto de Pesquisa. Instituto Federal do Espírito Santo. Sistema Integrado de Gerenciamento da Pesquisa do Ifes. Vitória, 2017. In: < https://sigpesq.ifes.edu.br/>.
CHAVES, R. (des)contínuos entre Modelo dos Campos Semânticos (MCS) e Etnomatemática. Plano de trabalho (Pós-doutorado) no PPG Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física. Área de concentração Educação Matemática, linha de pesquisa de Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus fundamentos filosóficos, históricos e epistemológicos. Santa Maria: CCNE – UFSM, 2015.
DAVÝDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1981.
GIMÉNEZ, J.; LINS, R. C. The need for emphasizing global arithmetical and algebraic sense and meaming. In: GIMÉNEZ, J.; LINS, R. C.; GOMEZ, B. (Org.). Arithmetic and algebra education: searching for the future. 1. ed. Tarragona: Universitat Rovira i Virgili, 1996, v. 1, p. 5-15.
LINS, R. C.; GIMÉNEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. 3. ed. Campinas: Papirus, 1997. (Perspectivas em Educação Matemática).
LINS, R. C. O Modelo dos Campos Semânticos: estabelecimento e notas de teorizações. In: ANGELO, Claudia Laus et al (org.). Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. São Paulo: Midiograf, 2012. p.11-30.
LINS, R. C. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 75-94.
LINS, R. C. O Modelo Teórico dos Campos Semânticos: Uma análise epistemológica da álgebra e do pensamento algébrico. Revista Tecno-Científica Dynamis. v. 1, n. 7, p. 29-39. abr./jun. 1994. Blumenau: FURB.
LURIA, A. R. Desenvolvimento cognitivo: seus fundamentos sociais e culturais. 4. ed. São Paulo: Ícone, 1990.
SAD, L. A. Cálculo Diferencial e Integral: uma abordagem epistemológica de alguns aspectos. 1999. 371 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro,1999.
SILVA, A. M. da. Impermeabilização no Processo de Produção de Significados para a Álgebra Linear. In: ANGELO, C. L. et al (org.). Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. São Paulo: Midiograf, 2012. p. 79-90.
SILVA, A. M. da. Sobre a Dinâmica da Produção de Significados para a Matemática. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2003.
VIOLA DOS SANTOS, J. R.; LINS, R. C. Movimentos de teorizações em Educação Matemática. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA). v. 30, n. 55, p. 325-367, ago. 2016.
VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991 (Psicologia e pedagogia).
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.