Arestas em números tetraédricos, recursividade e modos de produção de significados: uma análise epistemológica a partir do Modelo dos Campos Semânticos em um processo de formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.38435

Palavras-chave:

Números tetraédricos; Modelo dos Campos Semânticos; Formação de Professores; Pensamento recursivo; aritmética pitagórica.

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise epistemológica, à luz do Modelo dos Campos Semânticos, de um processo de interação face a face advindo de uma prática educativa investigativa, ocorrida em um encontro híbrido do curso de formação denominado Práticas educativas investigativas envolvendo sequências e recursividade, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática. Como um dos resultados destaca-se a relevância de efetuar leituras plausíveis, como um dispositivo tático e estratégico à dialogicidade, com vistas ao desenvolvimento de um exercício diário para o professor, com o propósito de se combater a proposta positivista de meritocracia, constituindo-se como uma prática à empatia e do respeito ao estudante, logo aos processos de ensino e de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Fernanda Santolin Marques, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Mestranda em Educação em Ciências e Matemática (em andamento), Especialista em Ensino Interdisciplinar em Saúde e Meio Ambiente na Educação Básica (2019), Licenciada em Matemática (2018), Graduada em Engenharia Civil (2015). Professora efetiva de Matemática na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo. Atuou no ensino tecnológico e no setor da construção civil.

Filyppe Neves de Andrade, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Mestrando em Educação Matemática pelo programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat/Ifes). Possui graduação em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2021). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de materiais didático-pedagógicos, modos de produção de significado e números figurados. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisas em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática (Gepemem).

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Publicado

2022-12-10

Como Citar

CHAVES, R.; MARQUES, F. S. .; ANDRADE, F. N. de . Arestas em números tetraédricos, recursividade e modos de produção de significados: uma análise epistemológica a partir do Modelo dos Campos Semânticos em um processo de formação de professores. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. DOI: 10.34019/2594-4673.2022.v6.38435. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38435. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

30 anos do Modelo dos Campos Semânticos e processos de ensino e de aprendizagem