Ideias Básicas de Função: uma abordagem historiográfica

evolution and pedagogical implications

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.36268

Palavras-chave:

Função., Ideias básicas., Evolução., Conceito., Ensino Fundamental.

Resumo

Este estudo é um recorte de um trabalho oriundo de uma dissertação de mestrado, que foi realizada, na ocasião, a partir de investigações que subsidiaram o tema Função. A problemática que o sustenta está ligada à compreensão desse conceito (Função) pelos estudantes do Ensino Fundamental. Julgamos pertinente, à época, sondar de que forma o educando lida com atividades que contenham as ideias básicas de Função, de modo que seja constatada a possibilidade da realização de um projeto que favoreça a construção de seu conceito. Atualmente, damos seguimento a este tema na pesquisa de doutorado, sendo que agora afunilamos nosso interesse em relação à ideia de generalização. Parece-nos conveniente, portanto, apresentar os apontamentos de outrora, uma vez que recorremos a estas ideias com frequência. Desse modo, o objetivo deste artigo é realizar um estudo historiográfico sobre a evolução das ideias básicas que compõem o conceito de Função. Há, ainda, algumas considerações a respeito dessa abordagem no ensino fundamental. Para isso, fizemos uma revisão bibliográfica a partir de arquivos disponíveis na literatura científica. A análise mostra, além dos resultados de algumas pesquisas que se ocupam do tema, que a evolução do conceito de Função foi lenta e que seus registros remontam desde a Antiguidade até o século XX.

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Publicado

2022-04-05

Como Citar

CASTRO, K. de O. .; RODRIGUES, C. K. Ideias Básicas de Função: uma abordagem historiográfica: evolution and pedagogical implications. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. DOI: 10.34019/2594-4673.2022.v6.36268. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/36268. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

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Artigos