Ideias Básicas de Função: uma abordagem historiográfica
evolution and pedagogical implications
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.36268Palavras-chave:
Função., Ideias básicas., Evolução., Conceito., Ensino Fundamental.Resumo
Este estudo é um recorte de um trabalho oriundo de uma dissertação de mestrado, que foi realizada, na ocasião, a partir de investigações que subsidiaram o tema Função. A problemática que o sustenta está ligada à compreensão desse conceito (Função) pelos estudantes do Ensino Fundamental. Julgamos pertinente, à época, sondar de que forma o educando lida com atividades que contenham as ideias básicas de Função, de modo que seja constatada a possibilidade da realização de um projeto que favoreça a construção de seu conceito. Atualmente, damos seguimento a este tema na pesquisa de doutorado, sendo que agora afunilamos nosso interesse em relação à ideia de generalização. Parece-nos conveniente, portanto, apresentar os apontamentos de outrora, uma vez que recorremos a estas ideias com frequência. Desse modo, o objetivo deste artigo é realizar um estudo historiográfico sobre a evolução das ideias básicas que compõem o conceito de Função. Há, ainda, algumas considerações a respeito dessa abordagem no ensino fundamental. Para isso, fizemos uma revisão bibliográfica a partir de arquivos disponíveis na literatura científica. A análise mostra, além dos resultados de algumas pesquisas que se ocupam do tema, que a evolução do conceito de Função foi lenta e que seus registros remontam desde a Antiguidade até o século XX.
Downloads
Metrics
Referências
ALVARENGA, D.,,VALE, I. (2007). A exploração de problemas de padrão. Um contributo para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Quadrante, XV, 1, 27-55. Recuperado em: <http://www.ese.ipvc.pt/padroes/artigos/2007_11.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2011.
BOYER, C. B. História da Matemática. Trad. Elza Gomide. São Paulo: Edgard Blucher, 1986.
CARAÇA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva, 2010.
CASTRO, K. Ideias e conceitos básicos de função no 7º ano do ensino fundamental: possibilidades e desafios. (2012) Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Universidade Severino Sombra. Vassouras, RJ, 2012.
CASTRO, K. O; RODRIGUES, C. K. O pensamento e o raciocínio algébrico no estudo de Função na educação básica. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13, 2011, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPE, 2011. Disponível em
<http://www.gente.eti.br/lematec/CDS/XIIICIAEM/>. Acesso em: 23 out. 2011.
CHEVALLARD, Yves. Ostensifs et non-ostensifs dans l’activité mathématique. Disponivel em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/IMG/pdf/Ostensifs_et_non-ostensifs.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2017.
DOUADY, R. Enseignement de la dialectique OUTIL-OBJET et des JEUX DE CADRES em formation mathématique des professeurs d’école, 1993. Disponível em: <http://www.arpeme.fr/documents/1AC69D2A243B0037BC.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2020
DOUADY, R. Jeux de cadre et dialectique ou til objet dans l’enseignement des mathématiques. Université de Paris VII. Paris. 1984.
DUVAL, R. Ver e Ensinar a Matemática de Outra Forma - entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. 1. ed. São Paulo: PROEM, 2011, 160p.
EVES, H. Introdução à história da matemática. Trad. Hygino H. Domingues. Campinas-SP: Unicamp, 2008.
GARBI, G. G. A Rainha das Ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2010.
GUIMARÃES, R. S. Atividades para aprendizagem do conceito matemático de função. São Carlos. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Universidade Federal de São Carlos.
OLIVEIRA, N. Conceito de função: uma abordagem do processo ensino-aprendizagem.São Paulo, 1997. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
PAVAN, L. R. A mobilização das ideias básicas do conceito de função por crianças da 4ª série do ensino fundamental em situações-problema de estruturas aditivas e/ou multiplicativas. Maringá, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá.
PELHO, E. B. B. Introdução ao conceito de Função: a importância da compreensão das variáveis. São Paulo, 2003. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
RODRIGUES, M. U. Narrativas no ensino de funções por meio de investigações matemáticas. Rio Claro, 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista.
ROGALSKI, M. Quelques points sur l’histoire et l’epistemologiedes fonctions, pouvante clairer certain es questions didactiques sur leur enseignement. JIEM; IJSME. v.6(1), 2013.
SÁ et al. A construção do conceito de Função: alguns dados históricos. Traços, v.6, n.11, p. 123-140, ago, 2003.
SANTOS et al. A construção do conceito de Função no Ensino Fundamental. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8, 2004, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPE, 2004. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/files/viii/Index.htm>. Acesso em: 11 jul. 2011.
SOUZA, E.R.; DINIZ, M. I. S. V. Álgebra: das variáveis às equações e funções. São Paulo: CAEM/IME-USP, 2008.
TINOCO, L. A. A. (Coord.). Construindo o Conceito de Função. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática / UFRJ, 2009.
TRINDADE, J. A. O.; MORETTI, M. T. Uma relação entre a teoria histórico-cultural e a epistemologia histórico-crítica no ensino de Funções: a mediação. ZETETIKÉ. v.8, n. 13-14, p. 29-50, jan.dez. 2000.