Analisando as Ações para o Desenvolvimento da Atividade Criativa dos Estudantes nas Tarefas de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2022.v6.36232Palavras-chave:
Atividade Criativa; Teoria da Atividade; Atividade Orientadora de Ensino; Clube de Matemática.Resumo
O presente artigo apresenta uma discussão sobre as ações que mobilizam a formação da atividade criativa dos estudantes no ensino da Matemática, por meio da Atividade Orientadora de Ensino (AOE). Fundamentado na Teoria da Atividade, de Leontiev (2004), este estudo tem como objetivo identificar elementos que caracterizam as ações que levam os estudantes à formação da atividade criativa, em situações desencadeadoras de aprendizagem organizadas na perspectiva da AOE. Utilizamos como metodologia a pesquisa documental, realizando busca por artigos no banco de dados da plataforma Google Acadêmico. Identificamos nos trabalhos selecionados situações em que se caracteriza a criatividade dos estudantes. Ao fazer essa relação entre as situações desencadeadoras de aprendizagem e a AOE, observamos ações que mobilizaram os estudantes para a formação da atividade criativa. Desse modo, a resolução coletiva do problema pode promover uma nova reflexão da realidade e ajudar os estudantes a encontrar diferentes caminhos para resolver novos problemas. Isso é desencadeado quando há uma estreita relação entre a atividade de ensino do professor com a atividade de aprendizagem do aluno.
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