Contagem: minha experiência matemática na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2021.v5.34411

Palavras-chave:

Educação Infantil, Matemática, Letramento, Leituras (plausível e positiva), Prática pedagógica

Resumo

Este relato traz como tema um trabalho de matemática desenvolvido na educação infantil, onde com base no propósito de conduzir os alunos no processo de letramento matemático, foram desenvolvida atividades que valorizavam o incentivo ao conhecimento dos números. A experiência vivenciada aconteceu em uma turma de educação infantil I, com crianças de 4 a 5 anos. Tive como tema gerador a Contagem: conhecendo os primeiros números, e para o desenvolvimento das atividades, elencamos como objetivo geral: Mostrar a importância da matemática em nosso dia a dia. Foram realizados 7 encontros totalizando 35 horas de imersão no ambiente escolar. Tive como justificativa para o desenvolvimento das atividades, a importância do conhecimento matemático para a ampliação integral das capacidades e habilidades de raciocínio lógico, alargadas pelas criança por meio de sua curiosidade. Com base nas tarefas foi possível perceber que as crianças trazem a sala de aula seus conhecimentos e vivencias da dinâmica familiar, possibilitando uma análise de como partir com o planejamento das aulas, e nisso utilizando informações do cotidiano deles para proporcionar um conhecimento mais significativo e condizendo com suas realidades. Referente as ações pude perceber o quanto as crianças se envolveram com as atividades e participaram de modo colaborativo.

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Publicado

2021-10-31

Como Citar

SOUZA, M. D. de L. . Contagem: minha experiência matemática na educação infantil. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.34019/2594-4673.2021.v5.34411. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/34411. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Matemática para a Educação Infantil