Reflexões sobre a importância da aprendizagem de Matemática para estudantes quilombolas
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2020.v4.32265Palavras-chave:
Educação Escolar Quilombola. Educação Matemática. Educação Matemática Crítica. Foregrounds.Resumo
O Brasil é constituído por uma multiculturalidade vinculada a um complexo processo de miscigenação de povos originários e migrantes de diversos continentes, entre os quais estão os grupos étnicos provindos da África, cujos descendentes compõem uma grande parcela da população. Em reconhecimento ao expressivo contingente e pelas circunstâncias históricas de exploração e degradação por que passam afrodescendentes ao longo de séculos, o Brasil reconheceu e implantou a Educação Quilombola. Neste artigo são discutidos aspectos de uma pesquisa realizada com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola quilombola de Pernambuco. O estudo teve como objetivos analisar como a aprendizagem da disciplina de Matemática interessa a estudantes quilombolas; refletir sobre como estudantes quilombolas concebem a importância de aprender Matemática na escola e identificar, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, como a Matemática está presente nos planos desses estudantes. No recorte teórico utilizado elegeu-se o conceito de foreground relacionado com as oportunidades sociais, políticas, econômicas e culturais de cada indivíduo e suas perspectivas futuras em relação à aprendizagem de Matemática. Os foregrounds possuem dimensões externas e subjetivas, sendo, a primeira, relacionada ao contexto em que o indivíduo está situado, e a segunda está ligada a maneira de como cada um percebe essa realidade em que está inserido, de forma libertadora ou limitadora. Sob esta perspectiva, o foreground pode se expandir e se moldar. O estudo teve um cunho qualitativo e os dados de pesquisa foram gerados por entrevistas e observações. As análises dos resultados indicaram que os participantes atribuem importância à identidade quilombola para a afirmação de suas origens, estabelecendo relações entre a Matemática e as situações da vida cotidiana. Neste sentido, a escola desempenha importante papel na formação dos foregrounds, favorecendo a formação positiva, sendo que os conteúdos e conhecimentos de Matemática têm importante papel nesse processo.
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