Educação financeira: Sequência didática com o aplicativo “Minhas Economias”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2020.v4.32047

Palabras clave:

Consumo consciente, BNCC, Tecnologias, Custos, Aprendizagem.

Resumen

A educação financeira é um dos conhecimentos relevantes na vida pessoal e profissional, visto que se aplica em diversas áreas e pode ser entendida como o processo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento da consciência crítico-reflexiva diante das questões financeiras dentre as quais destacam-se o consumo, o planejamento, o investimento. Nesse sentido, pode-se pensar nessa temática aplicando uma sequência didática com o uso de um aplicativo que busque a motivação para aprendizagem da educação financeira em uma turma de ensino médio no Estado do Ceará. Os resultados revelam que os alunos estão disponíveis para um diálogo de aprendizagens e que ao serem submetidos a novos conhecimentos, mostraram-se motivados pelas tecnologias adquirindo a percepção do consumo consciente e planejamento financeiro.  O objetivo desse trabalho é encorajar a reflexão e prática docentes para incluir situações favorecedoras da educação financeira mediada por recursos tecnológicos que estimulem a tomada consciente de decisões.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria do Socorro Ferreira Ramos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino - PPGE pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN/CAMEAM (2020). Graduada em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Sousa-PB com aprovação no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB). Exerceu estágios na Advocacia Geral da União, com escritório de representação em Sousa-PB, e na Justiça Federal da 5ª Região, Subseção Judiciária na Paraíba, 8ª Vara de Sousa-PB. Pós-graduada em Direito Previdenciário pela Faculdades Integradas de Patos (FIP). Pós-graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Exerce, atualmente, o cargo de Fiscal de Tributos no Município de Sousa-PB. 

Patrícia de Souza Moura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ensino - PPGE / UERN. Professora de Matemática na Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC / CE, pós-graduação em gestão escolar (administração, supervisão, orientação e supervisão) pela FAVENI, especialista em Matemática e Física pela Faculdade Juazeiro do Norte - FJN. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Cedro (2016). Tem na área de Matemática, com ênfase em Matemática, Ensino e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Trigonometria, Cálculo Diferencial e Integral, Tecnologias no ensino de Matemática experiência, dificuldades de aprendizagem, Matemática, interação, lúdico, Ensino de Matemática e Educação Matemática.

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferencias especiais e aplicações, antenas de microfita, ensino de física e de matemática.

Citas

ABAR, C. A. A. P.; BRANCO, A. C. C.; ARAÚJO, J. R. A. Estudo de pesquisas sobre educação financeira com a utilização de tecnologias. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, Dourados, v. 1, n. 4, p. 87-107, dez. 2018. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8807/4812>. Acesso em: 25 de jun. de 2020.

ALMEIDA, C. M. M.; LOPES, P. T. C. Sequência didática eletrônica com testes adaptativos para o ensino de Ecologia do Ensino Fundamental numa plataforma de ensino. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 18, n. 1, p. 1-18, nov. 2019. Disponível em: <http://revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/360>. Acesso em: 20 de jun. de 2020.

ALVES-BRITO, A.; BOOTZ, V.; MASSONI, N. T. Uma sequência didática para discutir as relações étnico-raciais (Leis 10.639/03 e 11.645/08) na educação científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 917-955, dez. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n3p917>. Acesso em: 20 de jun.de 2020.

Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 24 de jun. de 2020.

AMADEU, João Ricardo et al. A educação financeira e sua influência nas decisões de consumo e investimento: proposta de inserção da disciplina na matriz curricular. 2009. Disponível em: <http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/820/1/Dissertacao.pdf>. Acesso em: 11 de ago. de 2020.

CARVALHO, F. O.; GOMES, R. F.; FRAGELLI, R. R.; SILVA, T. B. P. Desafios financeiros: design de jogo de educação financeira para as escolas públicas. Estudos em Design Revista. Rio de Janeiro, v. 25, p. 86 – 107, jun. 2017. Disponível em: <https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/436/266>. Acesso em: 25 de jun. de 2020.

COSTA JUNIOR, C. A.; CLARO, O. M. B. Educação Financeira: um instrumento de consciência econômica. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 4, n. 3, p. 1-25, dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2220/1792>. Acesso em: 25 de jun. de 2020.

CRUZ, D. B.; OLIVEIRA, F. C.; BARVIK, J. S.; CARNEIRO, T. M.; PEREIRA, T. S. Educação financeira para crianças e adolescentes na região metropolitana de Curitiba. Revista Estação Científica. Juiz de Fora, n. 17, p. 1-11, jun. 2017. Disponível em: < https://portal.estacio.br/media/3728718/educa%C3%A7%C3%A3o-financeira-para-crian%C3%A7as.pdf>. Acesso em: 25 de jun. de 2020.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.

FONSECA, L. M. D.; BETTENCOURT, M. C. Interligando educação financeira e matemática no ensino básico: proposta didática para o 4.º ano. Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática, Juiz de Fora, v. 3, n. 2, p. 59-71, jul./dez. 2019. Disponível em: < https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/29909/20436>. Acesso em: 07 de set.de 2020.

GIORDANO, C. C.; ASSIS, M. R. S.; COUTINHO, C. Q. S. A Educação Financeira e a Base Nacional Comum Curricular. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 10, n. 3, p. 1-20, dez. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/241442/pdf>. Acesso em: 26 de jun. de 2020.

IPEA. Comprometimento de renda do brasileiro é caracterizado por dívidas de prazo curto e juro alto, 2019. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=34573.> Acesso em:: 30 de abr. de 2020.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico–social dos conteúdos. 27ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2012. 160p.

LIMA, D. F. A importância da sequência didática como metodologia no ensino da disciplina de Física moderna no Ensino Médio. Revista Triângulo, Uberaba, v. 11, n. 1, p. 151-162, abr. 2018. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2664>. Acesso em: 20 de jun. de 2020.

LORENZETTI, L.; COSTA, E. A promoção da alfabetização científica nos anos finais do ensino fundamental por meio de uma sequência didática sobre crustáceos. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, Passo Fundo, v. 3, n. 1, p. 11-47, abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i1.10006. Acesso em: 20 de jun. de 2020.

LUZ, E. J. F.; AYRES, M. A. C.; MELO, M. A. S. Orçamento Familiar: uma análise acerca da educação financeira. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v.6, n.12, p. 206-218, set. 2019. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1071>. Acesso em: 25 de jun. de 2018.

MOURA, J. A.; RODRIGUES, M. P. S.; SILVA, C. C.; CASTRO, W. A. Educação Financeira: Um estudo envolvendo os alunos de uma instituição de ensino superior da cidade de Divinópolis em Minas Gerais. Research, Society and Development, Itabira, v. 8, n. 8, p. 1-22, mai 2019. Disponível em: < https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1177/968>. Acesso em: 08 de set. de 2020.

NUNES, R. S.; NUNES, J. M. V. A. Modelos Constitutivos de Sequências Didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas. Revista Exitus, Santarém, v. 9, n. 1, p. 148-174, mar 2019. Disponível em: < http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/719>. Acesso em: 28 de jun. de 2020.

OCDE. Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Directorade for Financial and Enterprice Affairs. Jul. 2005b. Disponível em: < https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/35108560.pdf>. Acesso em: 08 de ago. de 2020.

OLIVEIRA, A. A.; SANTOS, L. T. B.; PESSOA, C. A. S. Do Exercício Aos Cenários Para Investigação: a aplicação de atividades de educação financeira por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 6, n. 12, p. 158-186, dez. 2017. Disponível em: <http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/1571/pdf_238>. Acesso em: 25 de jun. de 2020.

PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa, 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, 138 p.

RODRIGUES, M. U.; ANTUNES, M. M. S.; RODRIGUES, R. S. S. Educação financeira no currículo escolar de matemática: um olhar para o novo ENEM no período de 2009 a 2017. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, Dourados, v. 1, n. 4, p. 23-47, dez. 2018. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8627/4809>. Acesso em: 25 de jun. de 2020.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 5ª edição. São Paulo: Cortez, 2008. 93 p.

SILVA, A. M.; POWELL, A. B. Um programa de educação financeira para a matemática escolar da educação básica. In: Encontro Nacional de Educação Matemática- XI ENEM, 18 a 21 de julho de 2013, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, p. 1-17.

SILVA, G.; REIS, D.; MARTINS, E. FORNARI, M. Educação financeira para o planejamento da aposentadoria. Revista Eletrônica Calafiori, São Sebastião do Paraíso, v. 3 n. 2, p. 94-04, nov. 2019. Disponível em: https://calafiori.emnuvens.com.br/Calafiori/article/view/69/51. Acesso em: 24 de jun. de 2020.

VASCONCELOS, D. M.; CARVALHO, J. I. F. Idoneidade Cognitivo-Afetiva de Uma Sequência Didática para a Construção do Conceito de Razões Trigonométricas por Meio de Uma História em Quadrinhos. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 10, n.2, p. 1-24, ago. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/240718/pdf>. Acesso em: 25 de jun. de 2020.

VITAL, M. C. Educação Financeira e Educação Matemática: Inflação de Preços. 2014. 41 f. Dissertação (Mestrado)-Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. https://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/09/Produto-Educacional M%c3%a1rcio-Vital.pdf. Acesso em: 30 de mai. de 2020.

Publicado

2020-12-14

Cómo citar

RAMOS, M. do S. F.; MOURA, P. de S.; LAVOR, O. P. Educação financeira: Sequência didática com o aplicativo “Minhas Economias”. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 4, n. 1, 2020. DOI: 10.34019/2594-4673.2020.v4.32047. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32047. Acesso em: 22 nov. 2024.