Educação financeira: Sequência didática com o aplicativo “Minhas Economias”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2020.v4.32047

Palavras-chave:

Consumo consciente, BNCC, Tecnologias, Custos, Aprendizagem.

Resumo

A educação financeira é um dos conhecimentos relevantes na vida pessoal e profissional, visto que se aplica em diversas áreas e pode ser entendida como o processo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento da consciência crítico-reflexiva diante das questões financeiras dentre as quais destacam-se o consumo, o planejamento, o investimento. Nesse sentido, pode-se pensar nessa temática aplicando uma sequência didática com o uso de um aplicativo que busque a motivação para aprendizagem da educação financeira em uma turma de ensino médio no Estado do Ceará. Os resultados revelam que os alunos estão disponíveis para um diálogo de aprendizagens e que ao serem submetidos a novos conhecimentos, mostraram-se motivados pelas tecnologias adquirindo a percepção do consumo consciente e planejamento financeiro.  O objetivo desse trabalho é encorajar a reflexão e prática docentes para incluir situações favorecedoras da educação financeira mediada por recursos tecnológicos que estimulem a tomada consciente de decisões.

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Ferreira Ramos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino - PPGE pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -UERN/CAMEAM (2020). Graduada em Direito pelo Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Sousa-PB com aprovação no Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB). Exerceu estágios na Advocacia Geral da União, com escritório de representação em Sousa-PB, e na Justiça Federal da 5ª Região, Subseção Judiciária na Paraíba, 8ª Vara de Sousa-PB. Pós-graduada em Direito Previdenciário pela Faculdades Integradas de Patos (FIP). Pós-graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Exerce, atualmente, o cargo de Fiscal de Tributos no Município de Sousa-PB. 

Patrícia de Souza Moura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ensino - PPGE / UERN. Professora de Matemática na Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUC / CE, pós-graduação em gestão escolar (administração, supervisão, orientação e supervisão) pela FAVENI, especialista em Matemática e Física pela Faculdade Juazeiro do Norte - FJN. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Cedro (2016). Tem na área de Matemática, com ênfase em Matemática, Ensino e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Trigonometria, Cálculo Diferencial e Integral, Tecnologias no ensino de Matemática experiência, dificuldades de aprendizagem, Matemática, interação, lúdico, Ensino de Matemática e Educação Matemática.

Otávio Paulino Lavor, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: equações diferencias especiais e aplicações, antenas de microfita, ensino de física e de matemática.

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Publicado

2020-12-14

Como Citar

RAMOS, M. do S. F.; MOURA, P. de S.; LAVOR, O. P. Educação financeira: Sequência didática com o aplicativo “Minhas Economias”. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 4, n. 1, 2020. DOI: 10.34019/2594-4673.2020.v4.32047. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/32047. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos