Educação financeira: Sequência didática com o aplicativo “Minhas Economias”
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2020.v4.32047Palabras clave:
Consumo consciente, BNCC, Tecnologias, Custos, Aprendizagem.Resumen
A educação financeira é um dos conhecimentos relevantes na vida pessoal e profissional, visto que se aplica em diversas áreas e pode ser entendida como o processo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento da consciência crítico-reflexiva diante das questões financeiras dentre as quais destacam-se o consumo, o planejamento, o investimento. Nesse sentido, pode-se pensar nessa temática aplicando uma sequência didática com o uso de um aplicativo que busque a motivação para aprendizagem da educação financeira em uma turma de ensino médio no Estado do Ceará. Os resultados revelam que os alunos estão disponíveis para um diálogo de aprendizagens e que ao serem submetidos a novos conhecimentos, mostraram-se motivados pelas tecnologias adquirindo a percepção do consumo consciente e planejamento financeiro. O objetivo desse trabalho é encorajar a reflexão e prática docentes para incluir situações favorecedoras da educação financeira mediada por recursos tecnológicos que estimulem a tomada consciente de decisões.
Descargas
Métricas
Citas
ALMEIDA, C. M. M.; LOPES, P. T. C. Sequência didática eletrônica com testes adaptativos para o ensino de Ecologia do Ensino Fundamental numa plataforma de ensino. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 18, n. 1, p. 1-18, nov. 2019. Disponível em: <http://revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/360>. Acesso em: 20 de jun. de 2020.
ALVES-BRITO, A.; BOOTZ, V.; MASSONI, N. T. Uma sequência didática para discutir as relações étnico-raciais (Leis 10.639/03 e 11.645/08) na educação científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 917-955, dez. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n3p917>. Acesso em: 20 de jun.de 2020.
Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 24 de jun. de 2020.
AMADEU, João Ricardo et al. A educação financeira e sua influência nas decisões de consumo e investimento: proposta de inserção da disciplina na matriz curricular. 2009. Disponível em: <http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/bitstream/tede/820/1/Dissertacao.pdf>. Acesso em: 11 de ago. de 2020.
CARVALHO, F. O.; GOMES, R. F.; FRAGELLI, R. R.; SILVA, T. B. P. Desafios financeiros: design de jogo de educação financeira para as escolas públicas. Estudos em Design Revista. Rio de Janeiro, v. 25, p. 86 – 107, jun. 2017. Disponível em: <https://estudosemdesign.emnuvens.com.br/design/article/view/436/266>. Acesso em: 25 de jun. de 2020.
COSTA JUNIOR, C. A.; CLARO, O. M. B. Educação Financeira: um instrumento de consciência econômica. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 4, n. 3, p. 1-25, dez. 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2220/1792>. Acesso em: 25 de jun. de 2020.
CRUZ, D. B.; OLIVEIRA, F. C.; BARVIK, J. S.; CARNEIRO, T. M.; PEREIRA, T. S. Educação financeira para crianças e adolescentes na região metropolitana de Curitiba. Revista Estação Científica. Juiz de Fora, n. 17, p. 1-11, jun. 2017. Disponível em: < https://portal.estacio.br/media/3728718/educa%C3%A7%C3%A3o-financeira-para-crian%C3%A7as.pdf>. Acesso em: 25 de jun. de 2020.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.
FONSECA, L. M. D.; BETTENCOURT, M. C. Interligando educação financeira e matemática no ensino básico: proposta didática para o 4.º ano. Revista de investigação e divulgação em Educação Matemática, Juiz de Fora, v. 3, n. 2, p. 59-71, jul./dez. 2019. Disponível em: < https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/29909/20436>. Acesso em: 07 de set.de 2020.
GIORDANO, C. C.; ASSIS, M. R. S.; COUTINHO, C. Q. S. A Educação Financeira e a Base Nacional Comum Curricular. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 10, n. 3, p. 1-20, dez. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/241442/pdf>. Acesso em: 26 de jun. de 2020.
IPEA. Comprometimento de renda do brasileiro é caracterizado por dívidas de prazo curto e juro alto, 2019. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=34573.> Acesso em:: 30 de abr. de 2020.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico–social dos conteúdos. 27ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2012. 160p.
LIMA, D. F. A importância da sequência didática como metodologia no ensino da disciplina de Física moderna no Ensino Médio. Revista Triângulo, Uberaba, v. 11, n. 1, p. 151-162, abr. 2018. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2664>. Acesso em: 20 de jun. de 2020.
LORENZETTI, L.; COSTA, E. A promoção da alfabetização científica nos anos finais do ensino fundamental por meio de uma sequência didática sobre crustáceos. Revista Brasileira De Ensino De Ciências E Matemática, Passo Fundo, v. 3, n. 1, p. 11-47, abr. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i1.10006. Acesso em: 20 de jun. de 2020.
LUZ, E. J. F.; AYRES, M. A. C.; MELO, M. A. S. Orçamento Familiar: uma análise acerca da educação financeira. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v.6, n.12, p. 206-218, set. 2019. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1071>. Acesso em: 25 de jun. de 2018.
MOURA, J. A.; RODRIGUES, M. P. S.; SILVA, C. C.; CASTRO, W. A. Educação Financeira: Um estudo envolvendo os alunos de uma instituição de ensino superior da cidade de Divinópolis em Minas Gerais. Research, Society and Development, Itabira, v. 8, n. 8, p. 1-22, mai 2019. Disponível em: < https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1177/968>. Acesso em: 08 de set. de 2020.
NUNES, R. S.; NUNES, J. M. V. A. Modelos Constitutivos de Sequências Didáticas: enfoque na teoria das situações didáticas. Revista Exitus, Santarém, v. 9, n. 1, p. 148-174, mar 2019. Disponível em: < http://ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/719>. Acesso em: 28 de jun. de 2020.
OCDE. Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Directorade for Financial and Enterprice Affairs. Jul. 2005b. Disponível em: < https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/35108560.pdf>. Acesso em: 08 de ago. de 2020.
OLIVEIRA, A. A.; SANTOS, L. T. B.; PESSOA, C. A. S. Do Exercício Aos Cenários Para Investigação: a aplicação de atividades de educação financeira por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 6, n. 12, p. 158-186, dez. 2017. Disponível em: <http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/1571/pdf_238>. Acesso em: 25 de jun. de 2020.
PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa, 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, 138 p.
RODRIGUES, M. U.; ANTUNES, M. M. S.; RODRIGUES, R. S. S. Educação financeira no currículo escolar de matemática: um olhar para o novo ENEM no período de 2009 a 2017. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, Dourados, v. 1, n. 4, p. 23-47, dez. 2018. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8627/4809>. Acesso em: 25 de jun. de 2020.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 5ª edição. São Paulo: Cortez, 2008. 93 p.
SILVA, A. M.; POWELL, A. B. Um programa de educação financeira para a matemática escolar da educação básica. In: Encontro Nacional de Educação Matemática- XI ENEM, 18 a 21 de julho de 2013, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, p. 1-17.
SILVA, G.; REIS, D.; MARTINS, E. FORNARI, M. Educação financeira para o planejamento da aposentadoria. Revista Eletrônica Calafiori, São Sebastião do Paraíso, v. 3 n. 2, p. 94-04, nov. 2019. Disponível em: https://calafiori.emnuvens.com.br/Calafiori/article/view/69/51. Acesso em: 24 de jun. de 2020.
VASCONCELOS, D. M.; CARVALHO, J. I. F. Idoneidade Cognitivo-Afetiva de Uma Sequência Didática para a Construção do Conceito de Razões Trigonométricas por Meio de Uma História em Quadrinhos. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 10, n.2, p. 1-24, ago. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/240718/pdf>. Acesso em: 25 de jun. de 2020.
VITAL, M. C. Educação Financeira e Educação Matemática: Inflação de Preços. 2014. 41 f. Dissertação (Mestrado)-Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. https://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/09/Produto-Educacional M%c3%a1rcio-Vital.pdf. Acesso em: 30 de mai. de 2020.