Design e desenvolvimento de um curso de formação continuada para professores em Educação Financeira Escolar

Autores

  • Andréa Stambassi Souza Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora

  • Amarildo Melchiades da Silva Departamento de Matemática da UFJF

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2019.v3.30515

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Produção de Significados, Formação de Professores

Resumo

O presente trabalho investiga uma proposta de formação de professores da Educação Básica sobre o tema Educação Financeira na escola como parte de se educar matematicamente os estudantes deste nível de ensino. A pesquisa se caracteriza por uma abordagem qualitativa de investigação e tem como objetivo a proposição de um curso de formação continuada de professores que ensinam Matemática preparando-os para serem agentes na inserção do tema na escola e para estarem em condições de ensinar temas de Educação Financeira. Nossa análise se pautou nas informações coletadas na pesquisa de campo e na análise das entrevistas com professores cursistas e docentes de um curso de formação planejado e executado com a finalidade de oferecer campo de pesquisa para este estudo. A proposta foi elaborada, considerando as características de um curso de formação de professores que tem como foco a escola, que envolvem a formação de cidadãos através da Educação Financeira. O produto educacional resultante da pesquisa foi a proposição de um curso de formação continuada de professores, nas modalidades especialização ou atualização em Educação Financeira Escolar, presencial ou semipresencial.

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Biografia do Autor

Andréa Stambassi Souza, Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora


Mestre em Educação Matemática pela UFJF

Amarildo Melchiades da Silva, Departamento de Matemática da UFJF

Doutor em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro

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Publicado

2020-05-09

Como Citar

SOUZA, A. S.; SILVA, A. M. da. Design e desenvolvimento de um curso de formação continuada para professores em Educação Financeira Escolar. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.34019/2594-4673.2019.v3.30515. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/30515. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos