Design e desenvolvimento de um curso de formação continuada para professores em Educação Financeira Escolar

Authors

  • Andréa Stambassi Souza Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora

  • Amarildo Melchiades da Silva Departamento de Matemática da UFJF

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2019.v3.30515

Keywords:

Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Produção de Significados, Formação de Professores

Abstract

O presente trabalho investiga uma proposta de formação de professores da Educação Básica sobre o tema Educação Financeira na escola como parte de se educar matematicamente os estudantes deste nível de ensino. A pesquisa se caracteriza por uma abordagem qualitativa de investigação e tem como objetivo a proposição de um curso de formação continuada de professores que ensinam Matemática preparando-os para serem agentes na inserção do tema na escola e para estarem em condições de ensinar temas de Educação Financeira. Nossa análise se pautou nas informações coletadas na pesquisa de campo e na análise das entrevistas com professores cursistas e docentes de um curso de formação planejado e executado com a finalidade de oferecer campo de pesquisa para este estudo. A proposta foi elaborada, considerando as características de um curso de formação de professores que tem como foco a escola, que envolvem a formação de cidadãos através da Educação Financeira. O produto educacional resultante da pesquisa foi a proposição de um curso de formação continuada de professores, nas modalidades especialização ou atualização em Educação Financeira Escolar, presencial ou semipresencial.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Andréa Stambassi Souza, Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora


Mestre em Educação Matemática pela UFJF

Amarildo Melchiades da Silva, Departamento de Matemática da UFJF

Doutor em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro

References

ANGELO, Claudia Laus et al. O Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática: 20 anos de história. São Paulo: Midiograf, 2012.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2013.
BRASIL/COREMEC. Educação Financeira nas Escolas - Ensino Médio. Bloco 1. COREMEC, GAP, UNIBANCO, 2010
BRITTO, Reginaldo. R. Educação Financeira: Uma Pesquisa Documental Crítica. 2012. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.
CAMPOS, Marcelo. B. Educação Financeira na Matemática do Ensino Fundamental: Uma análise da Produção de Significados. 2012. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.
CHIARELLO, A. P. R.; BERNARDI, L. S. Educação Financeira Crítica: Novos Desafios na Formação Continuada de Professores. Boletim Gepem, Seropédica, RJ, n. 66, p. 31 - 44, jan./jun. 2015.
DIAS, Jesus. N. M. Design de Tarefas de Educação Financeira para o 9º ano do Ensino Fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.
ESQUINCALHA, A. C.; PINTO, G. M. F. Formação de professores para a Educação Financeira de Jovens e Adultos. Boletim Gepem, Seropédica, RJ, n. 66, p. 66 - 78, jan./jun. 2015.
GRAVINA, Raquel. Educação Financeira Escolar: Orçamento Familiar. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014.
LINS, Rômulo.C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. São Paulo: Papirus, 1997.
LINS, Rômulo. C. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: Bicudo, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p. 75-94.
LOSANO, Luciana. A. B. Design de tarefas de Educação Financeira para o sexto ano do ensino fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2013
OECD. OECD’s Financial Education Project. Financial Market Trends, nº 87, October, 2004. Disponível em <http://www.oecd.org/finance/financial-education/33865427.pdf> Acesso em: 09 dez. 2013
OECD. Improving Financial Literacy: Analysis of Issues and Policies. OECD, 2005a. Disponível em: <http://www.browse.oecdbookshop.org/oecd/pdfs/product/2105101e.pdf> Acesso em: 09 dez. 2013.
OECD. Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Directorade for Financial and Enterprice Affairs. 2005b. Disponível em: <http://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf> Acesso em: 09 dez. 2013
OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e Desenvolvimento um processo sócio-histórico. Série Pensamento e Ação no Magistério. São Paulo: Scipione, 199
POWELL, A. B. Uma abordagem à análise de dados de vídeo para investigar o desenvolvimento de idéias e raciocínios matemáticos de estudantes. Bolema, a.17, n. 21, 2004, p. 81-140.
POWELL, A. B .O uso do vídeo e da internet para estudar a aprendizagem e o ensino. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 31., 2009, Caxambu. Anais... Caxambu, 2009. Disponível em: <http://31reuniao.anped.org.br/3minicurso/minicurso%20-%20gt19%20-%20int.pdf> Acesso em: 14 nov. 2014
SABADINI, G. Educação Financeira Escolar: Planejamento Familiar. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015
SANTOS, Glauco H. O. Educação Financeira Escolar para estudantes com Deficiência Visual. Produto Educacional. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014
SILVA, A. M. Uma análise da produção de significados para a noção de base em álgebra linear. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, 1997.
SILVA, A. M. Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática. 2003. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2003.
SILVA, A. M. Uma experiência de Design em Educação Matemática: O Projeto de Educação Financeira Escolar. 2011. Projeto de Pesquisa (Estágio Pós-Doutoral em Educação Matemática) - Rutgers, the State University of New Jersey/ USA, 2011.
SILVA, A. M.; POWELL, A. B. Um programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RETROSPECTIVAS E PERSPECTIVAS, 11., 2013, Curitiba, Anais ... Curitiba: 2013. Disponível em: < http://sbem.esquiro.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/2675_2166_ID.pdf> Acesso em: 15 jan. 2015
SILVA, A. M.; POWELL, A. B. Educação Financeira na Escola: a Perspectiva da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Boletim Gepem, Seropédica, RJ, n. 66, p. 3 - 19 , jan./jun. 2015.
VITAL, M. C. Educação Financeira e Educação Matemática: Inflação de Preços. 2014. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014
WAY, Wendy; HOLDEN, Karen; FOLLETE, Robert M. La. Teachers’ Background And Capacity To Teach Personal Finance: Results Of A National Study. Madison: 2009, 162p. Final Report. School of Public Affairs University of Wisconsin-Madison, Madison, 2009
WAY, Wendy; HOLDEN, Karen. Conference Paper Teachers’ Background and Capacity to
Teach Personal Finance: Results of a National Study. Journal of Financial Counseling and Planning. Alexandria, v. 20, issue 2, p. 64 - 78, 2009. Disponível em: <http://www.cfs.wisc.edu/papers/WayHolden2010_TeachersPaper.pdf> Acesso em: 15 mar. 2014.

Published

2020-05-09

How to Cite

SOUZA, A. S.; SILVA, A. M. da. Design e desenvolvimento de um curso de formação continuada para professores em Educação Financeira Escolar. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.34019/2594-4673.2019.v3.30515. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/30515. Acesso em: 23 nov. 2024.