Aprendizagem colaborativa no desenvolvimento de projetos para o ensino de matemática financeira

  • Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa Colégio Pedro II
  • João Domingos Gomes da Silva Junior Colégio Pedro II
Palavras-chave: Matemática financeira, Aprendizagem colaborativa, Educação financeira

Resumo

Neste artigo apresentamos uma pesquisa envolvendo Educação Financeira e Aprendizagem Colaborativa passando pela exemplificação de como esses dois temas podem caminhar juntos em uma aula de matemática. Apesar da aprendizagem colaborativa não ser uma proposta metodológica recente, o estado da arte sobre educação matemática tem reconhecido tal metodologia como uma proposta de grande valor para a formação integral do estudante pois tem como base o uso de mediações e relacionamentos interpessoais. Esta proposta promove o crescimento não só para os alunos como também para os profissionais da educação. Concomitantemente, tem-se difundido cada vez mais a importância da educação financeira nas escolas visando a formação de cidadãos que exerçam de forma plena e consciente a sua cidadania. Vele ressaltar que as atividades propostas e o material desenvolvido para este trabalho foram utilizados em turmas do Ensino Médio.

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Publicado
2020-04-20
Seção
Artigos