Aprendizagem colaborativa no desenvolvimento de projetos para o ensino de matemática financeira

Autores

  • Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa Colégio Pedro II
  • João Domingos Gomes da Silva Junior Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2019.v3.29382

Palavras-chave:

Matemática financeira, Aprendizagem colaborativa, Educação financeira

Resumo

Neste artigo apresentamos uma pesquisa envolvendo Educação Financeira e Aprendizagem Colaborativa passando pela exemplificação de como esses dois temas podem caminhar juntos em uma aula de matemática. Apesar da aprendizagem colaborativa não ser uma proposta metodológica recente, o estado da arte sobre educação matemática tem reconhecido tal metodologia como uma proposta de grande valor para a formação integral do estudante pois tem como base o uso de mediações e relacionamentos interpessoais. Esta proposta promove o crescimento não só para os alunos como também para os profissionais da educação. Concomitantemente, tem-se difundido cada vez mais a importância da educação financeira nas escolas visando a formação de cidadãos que exerçam de forma plena e consciente a sua cidadania. Vele ressaltar que as atividades propostas e o material desenvolvido para este trabalho foram utilizados em turmas do Ensino Médio.

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Publicado

2020-04-20

Como Citar

GASPAR CERVEIRA DA COSTA, L. M.; DA SILVA JUNIOR, J. D. G. Aprendizagem colaborativa no desenvolvimento de projetos para o ensino de matemática financeira. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.34019/2594-4673.2019.v3.29382. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/29382. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos