Metodologias investigativas para o ensino de matemática em diversidades culturais escolares
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2018.v2.27377Palavras-chave:
Metodologias, Investigação, Ensino de Matemática, Práticas Investigativas, Diversidade CulturalResumo
Neste artigo apresento apontamentos e reflexões que contribuam para um debate sobre possíveis modos investigativos de ensino que podem ser adotados na prática docente em matemática. Trata-se de propor a incorporação de significados ao ensino e à aprendizagem da matemática escolar diante da diversidade cultural na qual a escola e a sala de aula estão situadas e constituídas neste século XXI, em perspectiva de globalização da informação. A partir dos resultados de pesquisas e experiências docentes no ensino fundamental, médio e superior, bem como nas orientações de dissertações e teses, considero a importância de se apostar no potencial das sociointerações em sala de aula, subsidiadas por práticas baseadas em metodologias investigativas que priorizam a ação direta dos estudantes no processo de aprendizagem.
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