Era uma vez... histórias infantis e matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

  • Luiza Palmira Freitas Botelho
  • Reginaldo Fernando Carneiro
Palavras-chave: História Infantil, Matemática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

A utilização de histórias infantis e matemática no trabalho do professor em sala de aula permite desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos, trabalhar matemática e língua materna conjuntamente, fazer relação com outras áreas do conhecimento e resolver situações-problema. Esta pesquisa qualitativa tem como objetivo investigar as possibilidades de trabalhar conjuntamente histórias infantis e matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Utilizaram-se, para produção de dados, notas de campo, audiogravações e atividades desenvolvidas pelos alunos. As atividades foram pensadas a partir do livro infantil As centopeias e seus sapatinhos, de Milton Camargo, e desenvolvidas em um 1.° e um 2.° anos do Ensino Fundamental, em duas escolas públicas da cidade Juiz de Fora – Minas Gerais. A análise dos dados evidenciou a participação e o interesse dos alunos, demonstrou ser interessante realizar atividades que tenham como referência histórias infantis; permitiu abordar conteúdos e conceitos matemáticos, mas sem deixar de lado a história; e propiciou uma discussão sobre o que é um problema.

Referências

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
CAMARGO, Milton. As centopeias e seus sapatinhos. São Paulo: Ática, 2009.
COLINS, Fábio; MACHADO, Arthur G.; GONÇALVES, Tadeu O. Alfabetização matemática e literatura infantil: possibilidades para uma prática integrada. Revista de Educação em Ciências e Matemática, Amazônia, v. 13, p. 75-84, 2016.
MACHADO, Nílson J. Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. São Paulo: Cortez, 2011.
PASSOS, Cármen L. B.; ROMANATTO, Mauro C. A matemática na formação de professores dos anos iniciais: aspectos teóricos e metodológicos. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
SILVA, Adelmo C. Literatura infantil e a formação de conceitos matemáticos em crianças pequenas. Ciência & Cognição, Rio de Janeiro, v. 17, p. 37-57, 2012.
SMOLE, Kátia C. S.; DINIZ, Maria I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SMOLE, Kátia C. S. et al. Era uma vez na matemática: uma conexão com a literatura infantil. 5. ed. São Paulo: Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática - CAEM, 2004.
SOUZA, Ana Paula G.; CARNEIRO, Reginaldo F. Um ensaio teórico sobre literatura infantil e matemática: práticas de sala de aula. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 231-257, 2015.
ZACARIAS, Eloísa; MORO, Maria Lucia F. A matemática das crianças pequenas e a literatura infantil. Educar, Curitiba, v. 25, p. 275-299, 2005.
Publicado
2019-03-14
Seção
Artigos