As reflexões teóricas e metodológicas produzidas em um grupo/comunidade sobre a utilização das TICs

Autores

  • Rosana Maria Mendes
  • Rosana Giaretta Sguerra Miskulin

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2018.v2.27375

Palavras-chave:

Formação de Professores, Pibid, Comunidades de Prática, Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação Matemática

Resumo

Neste artigo apresentamos como um grupo/comunidade, formado por participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), planejaram, experimentaram, vivenciaram e refletiram sobre a complexidade que é ensinar e aprender Matemática com a mediação da tecnologia. Neste processo foram produzidas reflexões teóricas e metodológicas sobre a utilização das TICs no processo de ensinar e aprender Matemática, buscando a negociação de significados realizada durante um Curso de Extensão (Módulos I e II) sobre a utilização das TICs no
processo de ensinar e aprender Matemática. A partir do contato com os textos, os participantes puderam compreender e fazer inferências sobre eles, levantando hipóteses e conjecturas sobre seus aspectos pedagógicos, sociais e técnicos e, a partir dos resultados, buscaram validar seus pensamentos.

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Publicado

2019-03-14

Como Citar

MENDES, R. M. .; MISKULIN, R. G. S. . As reflexões teóricas e metodológicas produzidas em um grupo/comunidade sobre a utilização das TICs. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 2, n. 2, 2019. DOI: 10.34019/2594-4673.2018.v2.27375. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/27375. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos